PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 3
DISCIPLINA: ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER    
 

Aulas Teóricas: 144

A) EMENTA

A disciplina aborda a identificação e intervenção nas necessidades ginecológicas e obstétricas da mulher, nos níveis individual, coletivo e familiar, permitindo ao Enfermeiro atuar e gerenciar a prevenção, tratamento e reabilitação dos agravos e eventos naturais da vida da mulher.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

- Conhecer os princípios gerais do atendimento ginecológico e das principais doenças ginecológicas que permeiam a assistência à saúde da mulher.
- Conhecer os métodos de planejamento familiar e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis que acometem as mulheres.
- Conhecer os métodos diagnósticos e assistenciais direcionados à saúde materno-fetal no ciclo gravídico-puerperal, desde a concepção até o puerpério.
- Conhecer os Diagnóstico de Enfermagem das respostas da mulher, nos níveis individual, familiar e comunitário, a problemas de saúde/processos vitais contidos nos Domínios: Nutrição, Eliminação e Troca, Atividade e Repouso, Percepção e Cognição, Enfrentamento/Tolerância ao Estresse, Segurança e Proteção, Conforto.
- Reconhecer as Intervenções de Enfermagem prioritárias para a satisfação das necessidades de saúde ginecológicas e obstétricas da mulher (SAE).
- Relacionar os sinais e sintomas clínicos das respostas ginecológicas e obstétricas que acometem as mulheres (SAE).
- Conhecer meios e instrumentos de orientação e educação para o autocuidado da mulher nos níveis individual, familiar e comunitário (SAE).


C) BASES TECNOLÓGICAS CLÍNICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

- Assistência à Saúde da Mulher: Manutenção da Saúde e Higiene da mulher; Promoção da Saúde Sexual - Contracepção e Orientação para o Planejamento Familiar; Identificação e Assistência à mulher Vítima de Violência Doméstica; Identificação e Assistência à Vítima de Violência Sexual; Vulvovaginite; Papiloma Vírus Humano; Doenças dos ovários e da cavidade pélvica: cistos e tumores ovarianos, endometriose, infecção pélvica; Doenças mastológicas: doenças dos mamilos, infecções mamárias, cistos e tumores benignos da mama; Exame clínico em ginecologia e exame das mamas.
- Ciclo Menstrual e problemas ginecológicos mais comuns: Revisão da Fisiologia da Menstruação; Dismenorréia, Endometriose; Amenorréia; Síndrome Pré-Menstrual; Climatério; Menopausa; Infertilidade; Aborto; Gravidez Ectópica; Mola Hidatiforme; Mioma Uterino; Cistos Ovarianos; Prolapso Uterino; Incontinência Urinária; Histerectomia; Infecções Mamárias; Cistos Benignos da Mama.
- Assistência de Enfermagem em Obstetrícia: Placenta: Tipos de Implantação e Transferências Materno-fetais; Hipertensão Gestacional; Pré-Eclâmpsia e Eclâmpsia; Síndrome Hellp; Diabetes Gestacional; Sangramento durante a Gestação; Gemelaridade; Exame Obstétrico; Trabalho de Parto: Indução com Ocitocina, Fase Latente, Fase Ativa, Período Expulsivo; Involução Uterina; Puerpério Imediato, Mediato e Tardio; Parto Cesária; Parto Fórceps; Analgesia no Trabalho de Parto: Bloqueio Peridural; Raqui-Anestesia; Parto Cesária com Anestesia Geral; Trabalho de Parto Prematuro; Descolamento Prematuro de Placenta; Complicações pós-parto: hemorragias e infecções.

Sistematização da Assistência de Enfermagem
- ANEXO 2


D) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os estudantes implementarão as intervenções, utilizando manequim e material hospitalar no Laboratório de Prática, durante aulas de Prática Simulada, a fim de se familiarizarem e adquirirem habilidade de raciocínio clínico e capacidade de tomada de decisões clínicas para atuarem nas unidades de estágio supervisionado.


E) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Estudo Dirigido, Estudos de Caso e Práticas Simuladas, conforme os temas indicados para estudo extra-aula no Laboratório de Práticas.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Provas Práticas, Apresentação de Estudos de Caso, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência ao Pré Natal: Manual técnico. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2000.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Ações Estratégicas. Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher: Princípios e diretrizes. Manual Técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação 2007-2008/North American Nursing Diagnosis Association; tradução Regina Machado Garcez. Porto Alegre: Artmed, 2008.
DOCHTERMAN, J. M.; BULECHEK, G. M. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.