PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 4
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENFERMAGEM    
 

Aulas Teóricas: 72

A) EMENTA

Habilidades necessárias ao desenvolvimento de pesquisa científica com base na utilização de literatura científica e conhecimento dos principais delineamentos de estudos em saúde. Utilização de bases de dados eletrônicas, bases de dados de teses e dissertações.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Elaborar questões de pesquisa com base na identificação de problemas na área da enfermagem.
Conhecer as estratégias de busca da literatura, diferenciar os tipos de produções presentes das bases de dados.
Utilizar o método científico para elaborar e desenvolver a pesquisa científica seja na abordagem qualitativa ou quantitativa.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Pesquisa científica: utilização das bases de dados digitais de artigos, dissertações e teses; realização de busca em bases de dados digitais: indexação, escolha e utilização de palavras chave e descritores, elaboração de estratégias de busca, seleção e refinamento da busca.
Leitura científica: fichamento.
Elaboração de Resumos.
Elaboração de Resenhas.
Métodos de Estudo.
Construção da pesquisa científica: Elaboração da questão da pesquisa, seleção dos sujeitos do estudo, aplicação das técnicas de amostragem, critérios para seleção e exclusão. Medidas e instrumentos de coleta de dados. Análise, descrição e apresentação dos dados. As considerações finais.


D) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Trabalhos Práticos de busca e fichamento de artigos científicos em saúde. Elaboração do projeto de pesquisa


E) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os estudantes deverão elaborar um projeto de pesquisa que poderá ser desenvolvido posteriormente como seu Trabalho de Conclusão de Curso, aplicando os conhecimentos adquiridos nas atividades teórico-práticas.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados segundo sua participação nas atividades práticas, Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.
Resolução de atividades escritas, provas escritas.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1998.
CARVALHO, Maria C. M. de (Org.). Construindo o saber. Campinas: Papirus, 1989.
CERVO, Amado L. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1985.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Ed. Atlas, 1995.
LOBIONDO-WOOD, Geri e HABER, Judith. Pesquisa em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.
POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette P. Fundamentos da Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre: Artmed, 2004.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica - guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2002.