PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA    
 

Aulas Teóricas: 38

A) EMENTA
Introdução ao estudo da farmacologia: Histórico, conceitos e importância. Fundamentos da farmacocinética: Vias de administração de medicamentos; Absorção de medicamentos; Bioequivalência e biodisponibilidade; Ligação de fármacos com proteínas; Distribuição de fármacos; Biotransformação de fármacos; Excreção de fármacos; Cinética de ordem zero e de 1ª ordem. Fundamentos da farmacodinâmica: Receptores farmacológicos e canais iônicos; Agonistas e antagonistas; Efeitos farmacológicos normais e anormais dos medicamentos; Fatores que afetam a ação e o efeito dos medicamentos no organismo; Interação medicamentosa. Medidas em farmacologia: Relação dose-resposta; Curva dose-resposta; Dose efetiva mediana DE50; Dose letal mediana DL50; Índice terapêutico I.T. Farmacologia do sistema nervoso autônomo: Mecanismo de transmissão adrenérgica e colinérgica; Drogas agonistas e antagonistas adrenérgicas; Drogas agonistas e antagonistas colinérgicas. Farmacologia do Sistema Cardiovascular e renal: Digitálicos; Antiarrítmicos; Anti-anginosos; Anti-hipertensivos; Diuréticos. Farmacologia do sistema nervoso central: Hipnóticos e sedativos; Antidepressivos; Anticonvulsivantes; Antiparkinsonianos; Estimulantes do sistema nervoso central. Anestésicos: Anestésicos gerais; Anestésicos locais. Farmacologia do sistema Respiratório: Descongestionantes Nasais; Calmantes da Tosse: Mucolíticos; Broncodilatadores e Antiasmáticos. Farmacologia do trato gastrintestinal: Antiácidos; Antieméticos; Laxativos; Antidiarréicos; Antifiséticos. Drogas Utilizadas nos processos de dor, febre e inflamação: Analgésicos Centrais; Analgésicos e Antitérmicos; Antiinflamatórios não-Esteroidais (AINES); Antiinflamatórios Esteroidais. Drogas Utilizadas em patologias infecciosas: Antibióticos; Quimioterápicos; Anti-sépticos Renais.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Promover aprendizado na área de medicamentos para que o futuro fisioterapêuta tenha a competência de orientar seus paciente que fazendo uso de medicamentos e interagir com outros profissionais da saúde sobre as metas e traçar alvos frente as patologias de base nos diferentes senárias regulamentados pela profissão.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
O curso no momento de pandemia tem uma configuração hibrida capaz de abrigar o conhecimento dos alunos e interagir sobre amplas bases, através do monitoramento via conferências vídeo assistidas, plataforma moodle e celular por comunicação em grupos.


D) ATIVIDADES DISCENTES
A disciplina envolve o conhecimento da história da farmacologia, dos fundamentos da farmacocinética e da farmacodinâmica, através dos princípios básicos da farmacologia que regem a terapêutica com medicamentos associados ao conhecimento da fisiologia e bioquímica. A atividade dos alunos caminha pelo entendimento das diversas classes terapêuticas.


E) AVALIAÇÃO
Formato de 02 avaliações, através de questões discursivas.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GILMAN, A. G.; RALL, T. W.; NIES, A. S.; TAYLOR, P.; GOODMAN E GILMAN. As bases farmacológicas da Terapêutica. 11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
HARVEY, R. A.; CHAMPE, P. C. Farmacologia ilustrada. 3 ed. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul, 2007.
PANUS, P. C. KATZUNG, B. JOBST, E.E; TINSLEY, S.L. MASTERS, S.B. TREVOR, A.J. Farmacologia para fisioterapeutas. São Paulo: Artmed, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
RANG, H. P.; RITTER, J. M.; DALE, M. M. Farmacologia. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
SILVA, P. Farmacologia. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2002.