PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 2
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA    
 

Aulas Teóricas: 72

A) EMENTA

A disciplina envolve o conhecimento da história da farmacologia dos fundamentos da farmacocinética e da farmacodinâmica, associados ao conhecimento da fisiologia e bioquímica, permitindo ao aluno o desempenho das atividades relacionadas ao controle e administração de medicamentos com consciência e responsabilidade inerentes à profissão.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Reconhecer as vias de administração e os processos farmacocinéticos (absorção, distribuição, biotransformação e excreção) e farmacodinâmicos (efeitos adversos, bioquímicos, fisiológicos e seus mecanismos de ação) dos principais grupos de drogas usadas como medicamentos, relacionando-os à fisiopatologia das principais doenças sistêmicas que acometem o ser humano.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Introdução ao estudo da farmacologia: Histórico, conceitos e importância.
Fundamentos da farmacocinética: Vias de administração de medicamentos; Absorção de medicamentos; Bioequivalência e biodisponibilidade; Ligação de fármacos com proteínas; Distribuição de fármacos; Biotransformação de fármacos; Excreção de fármacos; Cinética de ordem zero e de 1ª ordem.
Fundamentos da farmacodinâmica: Receptores farmacológicos e canais iônicos; Agonistas e antagonistas; Efeitos farmacológicos normais e anormais dos medicamentos; Fatores que afetam a ação e o efeito dos medicamentos no organismo; Interação medicamentosa.
Medidas em farmacologia: Relação dose-resposta; Curva dose-resposta; Dose efetiva mediana DE50; Dose letal mediana DL50; Índice terapêutico I.T.
Farmacologia do sistema nervoso autônomo: Mecanismo de transmissão adrenérgica e colinérgica; Drogas agonistas e antagonistas adrenérgicas; Drogas agonistas e antagonistas colinérgicas.
Farmacologia do Sistema Cardiovascular e renal: Digitálicos; Antiarrítmicos; Anti-anginosos; Anti-hipertensivos; Diuréticos.
-Farmacologia do sistema nervoso central: Hipnóticos e sedativos; Antidepressivos; Anticonvulsivantes; Antiparkinsonianos; Estimulantes do sistema nervoso central.
-Anestésicos: Anestésicos gerais; Anestésicos locais.
-Farmacologia do sistema Respiratório: Descongestionantes Nasais; Calmantes da Tosse: Mucolíticos; Broncodilatadores e Antiasmáticos.
-Farmacologia do trato gastrintestinal: Antiácidos; Antieméticos; Laxativos; Antidiarréicos; Antifiséticos.
-Drogas Utilizadas nos processos de dor, febre e inflamação: Analgésicos Centrais; Analgésicos e Antitérmicos; Antiinflamatórios não-Esteroidais (AINES); Antiinflamatórios Esteroidais.
-Drogas Utilizadas em patologias infecciosas: Antibióticos; Quimioterápicos; Anti-sépticos Renais.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os estudantes serão estimulados a realizar inventário de drogas utilizadas na prática, em temas específicos, analisando sua interação, contra-indicação e efeitos colaterais, no Laboratório de Práticas, a fim de se familiarizarem e adquirirem habilidade de raciocínio e capacidade de tomada de decisões resultantes do cumprimento de prescrições medicamentosas.


E) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Estudo Dirigido, Estudos de Caso e Prática Simulada de preparo e administração de medicamentos, conforme os temas indicados para estudo extra-aula no Laboratório de Práticas.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Provas Práticas, Apresentação de Estudos de Caso, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ASPERHEIM, Mary Kane. Farmacologia Para Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
GILMAN, A.G.; RALL, T.W.; NIES, A.S.; TAYLOR, P.; GOODMAN E GILMAN – As bases farmacológicas da Terapêutica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
HARVEY, R.A.; CHAMPE, P.C. Farmacologia ilustrada. 3. ed. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul, 2007.
RANG, H.P.; RITTER, J.M.; DALE, M.M. Farmacologia. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
SILVA, Penildon. Farmacologia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2002.
STOCK, Yvone N.. Farmacologia Na Prática da Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
ZANINI, A.C. Farmacologia Aplicada. 6. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 1997.