PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 01
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
A disciplina aborda a assistência de enfermagem prestada ao homem em suas necessidades de saúde, considerando sua integralidade, capacitando-o a compreender a enfermagem como ciência e conhecer o princípio das necessidades humanas básicas de saúde que instrumentalizarão o desenvolvimento da assistência.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Ser capaz de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar com vistas ao bom relacionamento entre as pessoas, utilizando-se dos recursos e técnicas de comunicação humana e relacionamento interpessoal.
Conhecer o princípio das necessidades de saúde individuais e coletivas.
Reconhecer as necessidades humanas básicas como balizadores do desenvolvimento da assistência de enfermagem livre de danos de imprudência, imperícia e negligência, respeitando a singularidade e a integralidade do ser humano.
Conhecer a composição da equipe de enfermagem e o papel de cada membro na assistência à saúde.
Saber realizar registros de ocorrências e cuidados prestados de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização e normatização da Enfermagem: COREN e COFEN.
Ser capaz de compreender a importância da lavagem das mãos como um dos procedimentos básicos no controle de infecção hospitalar, executando-a antes e depois dos procedimentos prestados ao cliente e depois de qualquer procedimento técnico.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Comunicação em enfermagem - aspectos gerais, conceitos, significados, componentes, canais, finalidades, motivações e o processo de transmissão e recepção de mensagens; tipos; formas: verbal: escrita e falado e não-verbal: cinésica, tacêsica, proxêmica, fatores ambientais, características físicas, paralinguagem; classificação das intenções: fática, preventiva, emissão e registro, instrumental, afetiva, catarse, mágica e ritual; classificação dos problemas: semânticos, cibernéticos, fisiológicos e contextuais;
Necessidades básicas do ser humano e a integralidade das ações de enfermagem. Ciência e arte na enfermagem. Bases científicas: o ser, o objeto e o ente; alicerce e funções do trabalho de enfermagem; fundamentos da enfermagem; modelo de hierarquia das necessidades do ser humano: pirâmide de Maslow;
O prontuário - finalidade, tipos, composição, impressos, registro, problemas envolvidos de maior freqüência, arquivo e conservação, tratamento dado pela legislação;
Técnica de lavagem das mãos.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS
Os alunos desenvolverão atividades práticas como dinâmicas de comunicação e execução da técnica de lavagem das mãos no Laboratório de Enfermagem, sob a supervisão de um docente.


E) ATIVIDADES DISCENTES
Os alunos participarão de aulas expositivas e dinâmicas no Laboratório de Enfermagem e realizarão Campanha de Promoção de Saúde junto à , comunidade, Pesquisa e estudos individuais, Problematização e Grupos de Estudo.


F) AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, Relatórios de Visitas, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ATKINSON, L. D.; MURRIA, M. E. Fundamentos de Enfermagem: Introdução ao Processo de Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
CRAVEN, R & HIRNLE, C. Fundamentos de Enfermagem: saúde e função humanas. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabra Koogan, 2006.
DANIEL, Liliana Felcher. A Enfermagem Planejada. 3 ed. São Paulo: EPU, 1981.
DU GAS, B. W. Enfermagem Prática. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
POSSARI, J. F. Prontuário do paciente e os registros de enfermagem. São Paulo: Iátria, 2005.
SCHULL, Patrícia Duyer. Enfermagem Básica. São Paulo: Ridell, 2001.
SILVA, M. J. P. da. Comunicação tem remédio. São Paulo: Loyola, 2004.
SILVA, M. J. P. da. O amor é o caminho. São Paulo: Loyola, 2002.
STEFANELLI, Maguita Costa & CARVALHO, Emilia Campos de. A Comunicação nos Diferentes Contextos da Enfermagem. São Paulo: Manole, 2006.
BRAGA, CRISTIANE GIFFONI. TEORIAS DE ENFERMAGEM.IÁTRIA, 2014.
http://www.cofen.gov.br/
https://portal.coren-sp.gov.br/
https://www.abennacional.org.br/site/