PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 1
DISCIPLINA: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA    
 

Aulas Teóricas: 86

Aulas Práticas: 58

A) EMENTA

A disciplina aborda o conhecimento das diferentes células e tecidos que compõem o organismo humano no seu estado normal e o processo de formação e diferenciação embriológica dos tecidos que compõe o corpo humano, a fim de sustentar a atuação do Enfermeiro na cuidado e na pesquisa das alterações morfofuncionais relacionadas aos tecidos e processos embriológicos dos seres humanos.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Conhecer a estrutura microscópica das células.
Conhecer a estrutura microscópica dos tecidos normais.
Identificar as características gerais e específicas dos vários tipos de tecidos humanos.
Conhecer as estruturas responsáveis pela reprodução celular.
Conhecer as fases do desenvolvimento normal do embrião humano correlacionando-as com anomalias congênitas e mecanismos morfofuncionais dessas anomalias.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Células: Membrana Plasmática; Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas; Núcleo Celular.
Características Gerais e Específicas dos Tecidos: Tecidos Epiteliais Glandulares, Adiposo, Sangue, Tecido Esquelético, Tecido Nervoso, Tecidos Musculares e do Sistema Cardiovascular, Sistema Endócrino, Sistema Digestivo, Sistema Tegumentar (Pele e Anexos), Aparelhos Reprodutores Masculino e Feminino.
Desenvolvimento Humano: Gametogênese; Maturação dos Espermatozóides; Transporte e Viabilidade dos Espermatozóides; Fertilização; Fases do Desenvolvimento Embrionário; Placenta e Anexos Placentários.
Características Gerais e Específicas dos Tecidos: Tecidos Epiteliais Glandulares, Adiposo, Sangue, Tecido Esquelético, Tecido Nervoso, Tecidos Musculares e do Sistema Cardiovascular, Sistema Endócrino, Sistema Digestivo, Sistema Tegumentar (Pele e Anexos), Aparelhos Reprodutores Masculino e Feminino.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os alunos realizarão manipulação de Microscópio Óptico, Visualização de Células Bucais, Técnicas de Histologia, Visualização de Lâmina de Corte Histológico de Fígado, Visualização de Lâmina de Corte Histológico de Medula Espinhal, Lâmina Histológica de Tecido Epitelial de Revestimento e Glandular, Lâmina Histológica de Tecido Conjuntivo e Adiposo, Lâmina Histológica de Tecido Cartilaginoso e Ósseo, Lâmina Histológica de Tecido Muscular, Lâmina Histológica do Aparelho Reprodutor Masculino, Lâmina Histológica do Aparelho Reprodutor Feminino, Lâminas de Esfregaço Sanguíneo


E) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Dinâmicas de Grupo, conforme os temas indicados para estudo extra-aula, com auxílio de Recursos Áudio-Visuais e Microscopia Óptica.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, Relatórios de Aulas Práticas, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARNEIRO, José & JUNQUEIRA, Luis Carlos Uchoa. Noções Básicas de Citologia, Histologia e Embriologia. São Paulo: Nobel, s.d.
CARNEIRO, José C. & JUNQUEIRA, L. C. Uchoa. Biologia Celular e Molecular. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
CORMACK, D. H. Fundamentos da Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.
GARTNER, P.; HIATT, J. L. Tratado de Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
JUNQUEIRA, L. C. U. e CARNEIRO, J. Histologia Básica. 13 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
MOORE, Keith L. & PERSAUD, T. V. N. Embriologia Básica. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
ROSS, M. H. e ROMRELL, L. J. Histologia: Textos e Atlas. 2 ed. São Paulo: Panamericana, 1993.
SNUSTAD, P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.