PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 1
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA    
 

Aulas Teóricas: 72

A) EMENTA

A disciplina aborda o conhecimento do funcionamento normal do corpo humano, permitindo a inter relação com conhecimentos de Anatomia e a identificação de alterações fisiológicas, necessárias para o desenvolvimento do raciocínio clínico que subsidia a prática da Enfermagem.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Reconhecer o mecanismo de funcionamento fisiológico de ação e regulação do corpo humano.
Descrever e analisar as funções dos diferentes sistemas do corpo humano de forma isolada e integrada, aplicando terminologia científica.
Relacionar a estrutura anatômica dos órgãos e sistemas do corpo humano com o seu funcionamento de ação e regulação fisiológicas.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Funcionamento Celular: Estruturas Membranosas da Célula; Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas; Núcleo; Membrana Nuclear; Fagocitose; Pinocitose; Retículo Endoplasmático e Aparelho de Golgi; Mitocôndrias; Locomoção Celular; Líquido Extra-Celular e Líquido Intra-Celular; Homeostasia.
Transporte Celular: Barreira Lipídica e Proteínas Transportadoras; Difusão; Transporte Ativo.
Potenciais de Membrana: Potenciais de Membrana Resultantes da Difusão; Potencial de Repouso da Membrana dos Nervos; Canais de Sódio e Potássio; Potencial de Ação; Metabolismo Energético.
Excitação Muscular Esquelética: Transmissão dos Impulsos dos Nervos às Fibras Musculares; Potencial de Ação dos Músculos; Contração do Músculo Liso.
O Coração: Ciclo Cardíaco: Sístole e Diástole; Funcionamento Atrial como Bomba; Funcionamento Ventricular como Bomba; Função das Válvulas; Relação entre as Bulhas Cardíacas e o Bombeamento Cardíaco; Utilização do Oxigênio para o Coração; Regulação do Bombeamento Cardíaco; Efeito da Temperatura sobre a Função Cardíaca; Excitação Rítmica Cardíaca: Nodo Sinusal e Nodo Atrioventricular; Sistema Purkinge.
Circulação: Fluxo Sanguíneo; A Pressão Sanguínea e a Resistência Vascular; Complacência Vascular; Pressão Venosa Central e Pressão Venosa Periférica; Microcirculação: Troca de Nutrientes entre o Sangue e o Líquido Intersticial; Sistema Linfático; Formação da Linfa; Controle do Fluxo Sanguíneo: Agentes Vasoconstritores e Agentes Vasodilatadores.
Sistema Integrado para Controle da Pressão Arterial: Sistema Renal e Líquidos Corporais no Controle da Pressão Arterial; Quantificação da Diurese para Controle da Pressão Arterial; Sistema Renina Angiotensina; Hipertensão Essencial.
Rins: Ingestão Diária de Água; Perda Diária de Água Corporal; Equilíbrio Osmótico; Hiponatremia e Hipernatremia; Edema; Formação da Urina; Tubulação e Secreção Tubular; Filtração Glomerular; Hormônio Anti Diurético e a Concentração da Urina; Sede; Angiotensina e Aldosterona no Controle da Osmolaridade; Regulação do Equilíbrio Ácido Básico; Transporte da Urina dos Rins para a Bexiga; Micção.
Respiração: Mecânica da Ventilação Pulmonar; Ventilação Alveolar; Funções das Vias Aéreas: Nariz; Traqueia, Brônquios e Bronquíolos; Bases Físicas da Difusão de Gases; Difusão dos Gases Através da Membrana Respiratória; Captação de Oxigênio pelo Sangue Pulmonar; Transporte de Oxigênio no Sangue; Transporte de Gás Carbônico no Sangue; Controle Químico da Respiração.
Sistema Nervoso: Neurônio: Unidade Funcional Básica; Divisão Sensorial do Sistema Nervoso; Processamento da Informação; Memória; Sinapses do Sistema Nervoso Central; Tipos de Sinapses: Químicas e Elétricas; Sensações Somáticas: Dor, Cefaleia e Sensações Térmicas; Visão: Emetropia, Hipermetropia; Miopia e Astigmatismo; Audição: Membrana Timpânica e Sistema Ossicular; Gustação; Olfação; Fluxo Sanguíneo Cerebral; Líquido Cefalorraquidiano.
Fisiologia Gastrintestinal: Ingestão do Alimento: Mastigação e Deglutição; Secreção da Saliva; Secreção Esofágica e Secreção Gástrica; Motilidade Gastrintestinal; Peristaltismo; Função Armazenadora do Estômago; Movimentos de Mistura do Estômago; Esvaziamento Gástrico; Movimentos do Intestino Delgado; Movimentos do Cólon; Defecação; Digestão dos Carboidratos; Digestão das Proteínas; Digestão das Gorduras.
Metabolismo e Regulação Térmica: Liberação de Energia dos Alimentos; O Papel da Glicose no Metabolismo dos Carboidratos; Transporte de Glicose Através da Membrana Celular; Glicogênese; Transporte de Lipídios nos Líquidos Corporais; Depósito de Gordura; Colesterol; Aterosclerose; Função Metabólica do Fígado: Metabolismo dos Carboidratos, Gorduras e Proteínas; Produção de Calor; Perda de Calor; Febre; Exposição do Corpo ao Frio Extremo.
Sistema Endócrino: Coordenação das Funções Corporais por Mensageiros Químicos; Hormônio Hipofisário: Funções Fisiológicas do Hormônio do Crescimento; Ação da Ocitocina; Funções Fisiológicas do Hormônio Tireoidiano: Transcrição de Genes, Atividade Metabólica Celular e Crescimento; Ações Fisiológicas dos Hormônios Adrenocorticais: A Aldosterona e seus efeitos Renais e Circulatórios; Insulina e seus Efeitos Metabólicos; Diabetes.
Função Reprodutora Masculina: Espermatogênese: Etapas, Função das Vesículas Seminais, Funções da Próstata, Sêmen; Ato Sexual Masculino; Testosterona.
Função Reprodutora Feminina: Sistema Hormonal Feminino; Ciclo Ovariano Mensal; Crescimento do Folículo Ovariano; O Corpo Lúteo; Hormônios: Estradiol e Progesterona; Ciclo Endometrial e Menstruação; Ato Sexual Feminino; Ação do Ciclo Menstrual Sobre as Mamas; Menarca; Menopausa.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os estudantes usarão Multimídia e Livros Textos para a organização de Seminários e Dinâmicas de Grupo, no Laboratório Multidisciplinar, a fim de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e a aplicabilidade do conhecimento na sua prática clínica.


E) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Dinâmicas de Grupo, conforme os temas indicados para estudo extra-aula.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas Dinâmicas de Grupo, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AIRES, M. M. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
BERNE, R. M.; LEVY, M. N. Fisiologia. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
GANONG, W. F. Fisiologia Médica. 17 ed. São Paulo: Atheneu, 1999.
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Fundamentos de Guyton: Tratado de Fisiologia. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.