PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: TEORIA E MÉTODO DA PESQUISA DE MERCADO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Métodos de trabalho científico. Métodos e técnicas de pesquisa. Estudos das produções científicas em comunicação. Planejamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
O aluno deverá ser capaz de identificar a linguagem científica, e a metodologia. O aluno estará apto a elaborar e aplicar projetos de pesquisa, envolvendo clientes potenciais.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
I-Pesquisa de Mercado
1.1 - Definições
1.2 - Código de Ética ICC/ESOMAR
1.3 - Os direitos dos entrevistados
1.4 - As responsabilidades profissionais dos pesquisadores
1.5 - Pesquisa em Publicidade
1.6 - Etapas de uma pesquisa

II-A Pesquisa
2.1 - Planejamento, tomada de decisões
2.2 - Definição do problema
2.3 - Determinação dos objetivos
2.4 - Classificação de pesquisa
2.4.1 - Qualitativa
2.4.2 - Quantitativa
2.5 - Métodos de pesquisa
2.5.1 - Estudos exploratórios
2.5.2 - Estudos descritivos
2.6 - Tipos de pesquisa
2.6.1 - De oportunidade de marketing
2.6.1.1 - De mercado
2.6.1.2 - De produto
2.6.2 - De organização de marketing
2.6.2.1 - De análise de vendas
2.6.2.2 - De distribuição
2.6.2.3 - De comunicação
2.7 - Elaboração para coleta de dados
2.8 - Amostragem
2.9 - Tabulação e análise de dados
2.9.1 - Tabulação
2.7.2 - Representação gráfica dos resultados
2.9.3 - Análise geral
2.9.4 - Recomendações ao cliente para tomadas de decisões
2.10 - Estudos de casos


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Aulas expositivas
2. Trabalhos em grupos - pesquisas e discussões
3. Desenvolvimento de projeto de pesquisa
4. Atividades de campo supervisionadas


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:
1. Avaliação em classe
2 Trabalho prático de pesquisa
2. Exercícios e relatórios de trabalhos
3. Participação em classe e em trabalhos práticos:pesquisa realizada no comércio regional


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BREEN, George Ednard & BLANKENSHIP, Albert B. Pesquisa de Mercado. São Paulo: McGraw-Hill, 2011.
COTRIM, Sérgio P. Q. Pesquisa de Propaganda. São Paulo: 2ª edição. Global Editora, 2008.
DIAS,Sergio R.Pesquisa de Mercado.S.P.:Saraiva,2012
FAUZE, N. Mattar. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2006.
MADY,Eliane Batista.Pesquisa de Mercado.Curitiba:IBPEX,2014
SAMARA,Beatriz Santos & BARROS,José Carlos.Pesquisa de Marketing:conceitos e metodologia.São Paulo: Pearson Prentice Hall,2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MALHOTRA,Maresh.Pesquisa de Marketing.Porto Alegre: Bookman,2001.
MENDONÇA,Duda.Casos e Coisas.São Paulo:Globo:2001.
PINHEIRO,Roberto M.Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado.Rio de Janeiro:Editora FGV,2004.
PINHEIRO,Roberto & CASTRO,Guilherme C.Pesquisa de Mercado.Rio de Janeiro:FGV Editora,2011.