PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 68

Aulas Práticas: 12

A) EMENTA
Princípios bioenergéticos. Biomoléculas: estrutura, biossíntese e metabolismo. Cinética enzimática e catálise. Eletroforese. Purificação e caracterização de biomoléculas. Experimentos em laboratório com aplicação no cotidiano.

PCC (12h/a) - Elaboração de experimento de bioquímica para o ensino médio, utilizando materiais alternativos. Estudo de caso abordando a importância das biomoléculas para o ser humano.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
"Reconhecer a estrutura, propriedade e funções resultantes da integração molecular dos Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas.
"Compreender os mecanismos de obtenção, armazenamento e utilização de energia para as atividades celulares.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
"Composição da matéria viva: as biomoléculas PCC (4 h/a): estudo de caso abordando a importância das biomoléculas para o ser humano; Água: propriedades físicas, solventes e solutos; Ionização da água; ácidos e bases que refletem as propriedades da água; constante de dissociação; sistema tampão, conceitos de ácido-base;
"Carboidratos: características biológicas, importância biomédica, classificação, formas de representação, tipos de isomeria, reações dos monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos;
"Lipídios: ácidos graxos, triacilgliceróis, fosfolipídios, esteróides, colesterol e esfingolipídios;
"Proteínas: formação (aminiácidos e pepitídeos), classificação, proteínas fibrosas (alfaqueratina, colágeno, elastina), proteínas globulares (mioglobinas, hemoglobina) e enzimas (estrutura e função); Vitaminas e microelementos nas funções das enzimas;PCC (2h/a) experimento a respeito de carboidratos e as possibilidades de aplicação no ensino médio.
"Bioenergética e metabolismo: ciclo de carbono e oxigênio, ciclo do ATP, glicólise, ciclo do ácido cítrico; PCC 6h/a) montagem de modelo a respeito de metabolismo, possibilidades de aplicação no ensino médio.
"Digestão, transporte e integração do metabolismo (digestão dos alimentos e o preparo para sua absorção; processamento hepático e distribuição dos nutrientes; as vias metabólicas dos aminoácidos e dos lipídios; funções metabólicas especializadas dos órgãos; o trabalho constante e rítmico do músculo cardíaco; o uso da energia para a transmissão dos impulsos no cérebro; metabolismo ativo do tecido adiposo; acetose, excreção da uréia e acidose no diabetes).


D) ATIVIDADES PRÁTICAS
Os estudantes usarão Multimídia e Livros Textos para a organização de Seminários e Dinâmicas de Grupo, no Laboratório Multidisciplinar, a fim de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e a aplicabilidade do conhecimento na sua prática clínica.


E) ATIVIDADES DISCENTES
Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Dinâmicas de Grupo conforme os temas indicados para estudo extra-aula.


F) AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas Dinâmicas de Grupo, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LEHNINGER. A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica, 6ª. ed., São Paulo: ARTMED, 2014.
MARZZOCO, A.; TORRES, B. B. Bioquímica Básica, 3ª. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
STRYER, L. Bioquímica, 4ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHAMPE, P. C.; HARVEY, R. A. Bioquímica Ilustrada, 2ª. ed., Porto Alegre: Artes médicas Sul (Artmed), 1996.
DEVLIN, T. N. Manual de Bioquímica com Relações Clínicas, 5ª. ed. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 2003.