PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 1
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 72

A) EMENTA

A disciplina enfoca o estudo do funcionamento bioquímico do organismo humano, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio clínico na prática da Enfermagem.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Reconhecer a estrutura, propriedade e funções resultantes da integração molecular dos Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas.
Compreender os mecanismos de obtenção, armazenamento e utilização de energia para as atividades celulares.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Composição da matéria viva: as biomoléculas; Água: propriedades físicas, solventes e solutos; Ionização da água; ácidos e bases que refletem as propriedades da água; constante de dissociação; sistema tampão, conceitos de ácido-base;
Carboidratos: características biológicas, importância biomédica, classificação, formas de representação, tipos de isomeria, reações dos monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos;
Lipídios: ácidos graxos, triacilgliceróis, fosfolipídios, esteróides, colesterol e esfingolipídios;
Proteínas: formação (aminiácidos e pepitídeos), classificação, proteínas fibrosas (alfaqueratina, colágeno, elastina), proteínas globulares (mioglobinas, hemoglobina) e enzimas (estrutura e função); Vitaminas e microelementos nas funções das enzimas;
Bioenergética e metabolismo: ciclo de carbono e oxigênio, ciclo do ATP, glicólise, ciclo do ácido cítrico;
Digestão, transporte e integração do metabolismo (digestão dos alimentos e o preparo para sua absorção; processamento hepático e distribuição dos nutrientes; as vias metabólicas dos aminoácidos e dos lipídios; funções metabólicas especializadas dos órgãos; o trabalho constante e rítmico do músculo cardíaco; o uso da energia para a transmissão dos impulsos no cérebro; metabolismo ativo do tecido adiposo; acetose, excreção da uréia e acidose no diabetes).


D) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os estudantes usarão Multimídia e Livros Textos para a organização de Seminários e Dinâmicas de Grupo, no Laboratório Multidisciplinar, a fim de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e a aplicabilidade do conhecimento na sua prática clínica.


E) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Dinâmicas de Grupo conforme os temas indicados para estudo extra-aula.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas Dinâmicas de Grupo, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHAMPE, P. & HARVEY, R. A. Bioquímica Ilustrada. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios da Bioquímica. 2 ed. São Paulo: Sarvier, 1995.
MARZZOCO, A. & TORRES, B. B. Bioquímica Básica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
UCKO, David. Química para as Ciências da Saúde. 2 ed. São Paulo: Manole, 1992.
VIEIRA, E. C.; GAZZINELLI, G.; MARES-GUIA, M. Bioquímica Celular e Biologia Molecular. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 1996.