Aulas Teóricas: 74
A) EMENTA
Psicologia do comportamento. O comportamento nas organizações: grupo, liderança, motivação, desenvolvimento pessoal. Relações interpessoais.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Preparar os futuros profissionais da Administração para a atuação no mercado de trabalho, evidenciando as relações humanas e o desenvolvimento profissional de cada indivíduo.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução à Psicologia
1.1 História da Psicologia como Ciência e Profissão
1.2 Teorias
1.3 Definição e importância da Psicologia na Administração.
2. Fundamentos do comportamento individual
2.1 As pessoas nas organizações
2.2 A adaptação entre pessoa e cargo
2.3 Diferenças individuais: temperamentos, personalidades e valores.
2.4 Inteligência emocional
2.3 Predisposições organizacionais
2.4 O componente afetivo nas organizações
3. Percepção nas organizações
3.1 Processos perceptivos básicos
3.2 Os estereótipos
3.3 Tipos de comportamento no ambiente de trabalho
3.4 Comportamentos para o desempenho
3.5 Comportamentos desajustados
4. A motivação nas organizações
4.1 A natureza e importância da motivação
4.2 A estrutura do comportamento motivacional
4.4 Perspectivas históricas da motivação: teorias
5. Aprendizagem social nas organizações
5.1 Modificação do comportamento organizacional
6. Fundamentos do comportamento interpessoal e grupal
6.1 Natureza interpessoal das organizações
6.2 Dinâmica interpessoal
6.3 Resultados do comportamento interpessoal
6.4 Tipos de grupos
6.5 Etapas do desenvolvimento grupal
6.6 Fatores de desempenho grupal
6.7 Composição e tamanho do grupo
6.8 Dinâmica intergrupal ? tomada de decisão, polarização, pensamento de grupo e de massa, participação
7. Trabalho em Equipe
7.1 Diferenças entre equipe e grupo
7.2 Benefícios e custos das equipes nas organizações
7.3 Tipos de equipe
8. A comunicação nas organizações
8.1 Os objetivos da comunicação nas organizações
8.2 Modalidades de comunicação
8.3 O processo de comunicação
8.4 Processamento da informação digital e telecomunicações
8.5 Aprimorando o processo de comunicação
D) ATIVIDADES DISCENTES
Pesquisas;
Discussão e apresentação de trabalhos;
Dinâmicas de grupo.
E) AVALIAÇÃO
Avaliação escrita, apresentação oral e escrita de trabalhos de pesquisa; trabalhos e avaliações individuais e grupais.
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva,2012.
DE NUCCIO,D.; ESTEVES,S.;HABIMORAD,M. Carreira. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014.
DE NUCCIO,D.;
KANAANE, Roberto. Manual de treinamento e desenvolvimento do potencial humano. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINELLI, D.P.; ALMEIDA, A.P.de. Negociação e solução de conflitos. São Paulo: ATLAS, 2012.
ROBBINS, S.T. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2015.
G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAROSELLI,M. Relações pessoais no trabalho. São Paulo: CENGAGE Learning, 2009.
KHOURY,K. Vire a página. São Paulo: Editora SENAC, 2006.
LEGRAND, Fazendo a diferença. Belo Horizonte: Soler Editora,2007.
LERNER, Walter. Organização Participativa. São Paulo: Editora Atlas. 2007.
SPENCER, J. Quem mexeu no meu queijo? Rio de Janeiro: RECORD, 2010.