PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: TEORIA E TÉCNICA EM PUBLICIDADE E PROPAG    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Conceitos e definições de publicidade e propaganda. Técnicas e teorias publicitárias. Propaganda e mercado consumidor. Propaganda e desenvolvimento. Veículos publicitários e responsabilidade social da propaganda.



B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Permitir que o aluno visualize a área da comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda, as várias possibilidades de atuação profissional e as respectivas responsabilidades daí decorrentes.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- O processo de comunicação.
- Conceitos e definições de publicidade e propaganda.
- Técnicas e teorias publicitárias.
- Veículos publicitários.
- Propaganda e mercado consumidor.
- Responsabilidade social do profissional da propaganda.


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Análise e produção de material publicitário.
- Leitura e discussão de textos.
- Participação nas atividades propostas (elaboração de textos, seminários, visitas técnicas (dependem da disponibilidade dos veículos e agências).


E) AVALIAÇÃO
- Produção de material publicitário.
- Leitura, discussão e elaboração de textos.
- Seminários.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERRARI, Flávio. Planejamento e Atendimento. A arte do guerreiro. São Paulo, Loyola, 2001.
LONGO, Walter. Tudo Que Você Queria Saber Sobre Propaganda e Ninguém Teve Paciência Para Explicar. São Paulo: Atlas, 1991.
MALANGA, Eugênio. Publicidade: Uma introdução. São Paulo: 1987.
MARCONDES, Pyr. Uma história da Propaganda Brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
MARTINS, Zeca. Propaganda é isso ai. São Paulo: Futura. 1999.
PINHO, José. B. Propaganda Institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. São Paulo: Summus: 1990.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
SANT´ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica, prática. 7ª edição. São Paulo: Editora Pioneira, 1999.
SOUZA, Jesus Barbosa de. Meios de comunicação de massa: jornal, televisão e rádio. São Paulo: Scipione: 1996.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BIGAL, Solange. O que é Criação Publicitária: ou o estético na Publicidade. 2ª edição. São Paulo: Nobel, 1999.
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a Linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 1996.
CORRÊA, Roberto. Planejamento de Propaganda. 8ª edição. São Paulo: Gobal, 2002.
COTRIM, Sérgio Q. Pesquisa de propaganda. 2ª edição. São Paulo: Global, 1996.
MARTINS, Jorge S. Redação Publicitária: teoria e prática. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 1997.
MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensão dos Homens. São Paulo: Cultrix.
SANTOS, Roberto Elísio dos. As teorias da comunicação: da fala à internet. São Paulo: Paulinas, 2008.
VERTERGAARD, Torben. A linguagem da Propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 2000.