PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: TEORIA DA COMUNICAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Contribuições interdisciplinares para uma reflexão em torno da comunicação midiática. Estudo das origens e das vertentes iniciais das teorias da comunicação, autores mais significativos e as conseqüências na atualidade. Análise crítica sobre a comunicação, a partir das diferentes perspectivas históricas, sociais, culturais, políticas, econômicas e profissionais.


B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Iniciar o aluno à reflexão sobre as principais escolas e teorias que interpretam o fenômeno da ´comunicação de massa´. Reconhecer a aplicação das teorias nos eventos comunicacionais da contemporaneidade. Compreender a importância das teorias da comunicação no desenvolvimento histórico da comunicação moderna.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. A Comunicação como fato e problema social
1.1 - A invenção da modernidade e o novo espaço urbano.
1.2 - Os campos sociais modernos e o campo dos media

2. O desenvolvimento dos Estudos da Comunicação
2.1 - O contexto sócio-histórico e científico dos primeiros estudos.
2.2 - O fenômeno das massas

3. Os estudos norte-americanos: Mass Communication Research (1910-1960)
3.1 - A Teoria Hipodérmica e seus desdobramentos.
3.2 - A abordagem Funcionalista.

4. O paradigma ´Midiológico´
4.1. As idéias de Herbert Marshal McLuhan.
4.2. Os meios de comunicação como extensões do homem.

5. Os estudos europeus: A Escola de Frankfurt (1920-1950).
5.1 - A Indústria Cultural.
5.2 - A obra de arte em tempos de reprodutibilidade técnica.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Exercícios de análises de produtos comunicativos como peças publicitárias; filmes; produtos jornalísticos. Discussões sobre questões que envolvam a comunicação na via de emissão e recepção; seu papel no desenvolvimento social.


E) AVALIAÇÃO
Avaliação em grupo (prova ou seminário, para avaliar domínio dos conceitos discutidos no curso); participação em aula (atividades de leitura dirigida, debates e discussões em sala); prova final individual (para avaliar capacidade crítica sobre os conceitos das correntes teóricas abordadas).


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CONTRERA, Malena Segura. O mito na mídia - a presença de conteúdos arcaicos nos meios de comunicação. São Paulo: AnnaBlume, 1996.
DEFLEUR, Melvin L.; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
HOHLFELDT, Antonio; MARTINHO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Orgs.). Teorias da comunicação: Conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2003.
MATTELART, Armand. História das teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.
MOLES, Abraham. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
SANTOS, Roberto Elísio dos. As teorias da comunicação: da fala à internet. São Paulo: Paulinas, 2003. (Coleção comunicação-estudos).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ADORNO, Theodor; HORKEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1985.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Trad. Maria L. Moita. Lisboa: Relógio D?Água, 1992, p. 72-113.
BOUGNOUX, Daniel. Introdução às ciências da comunicação. Bauru: EDUSC, 2000.
CHARNEY, L. Num instante: o cinema e a filosofia da modernidade. In CHARNEY, L.; SCHWARTZ, R. O Cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naif, 2001, p. 386-408.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: EDUNESP, 1998. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. (Coleção: prismas).
COHN, Gabriel. Comunicação e indústria cultural. São Paulo: T.A. Queiroz, 1987.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2000. Tradução de Carlos Irineu da Costa.
McLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1977. _______. Televisão. Os meios de comunicação como extensões do homem Trad. Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1971.
RÜDIGER, Francisco. Introdução à Teoria da Comunicação: problemas correntes e autores. 1ª ed. São Paulo: EDICON, 1998.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A atualidade de Walter Benjamin e Theodor W. Adorno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. (Coleção contemporânea: Filosofia, literatura e artes).
STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992. Tradução de Fernando Mascarello.
_____Introdução à teoria do cinema. 2 ed. Campinas: Papirus, 2006. Tradução de Fernando Mascarello. (Coleção Campo Imagético).
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 5ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1999.