PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: REDAÇÃO PUBLICITÁRIA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Instrumentação para o uso de sistemas simbólicos mais amplos, na realização de campanhas publicitárias; integração de projetos gráficos, sistemas analógicos e sistemas lingüísticos.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Levar o aluno a dominar a aplicação da estrutura textual constitutiva das várias peças de comunicação da propaganda, considerando a análise e a produção de textos publicitários para multimeios e de conteúdo para mídias digitais.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Marketing de Conteúdo
Webwriting
Copywriting


D) ATIVIDADES DISCENTES
Planejar e executar projetos de comunicação.


E) AVALIAÇÃO
Desenvolvimento, apresentação e defesa de campanhas publicitárias


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 2003.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003.
BERTOMEU, C. V.J. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002.
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.
CARRASCOZA, J. A. Redação Publicitária. Estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 10. ed. São Paulo: Ática, 1995.
COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
FIORIN, José Luis e SAVIOLI, Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.
KOCH, Ingedore Villaça e TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2004.
______. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2004. (Repensando a Língua Portuguesa).
MAINGUENEAU. D. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
MARTINS, Jorge S. Redação publicitária: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SANDMANN, Antonio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 2001.
SANTA´NNA, A. Teoria, Técnica e Prática da Propaganda. 8ed. São Paulo. 1999.
TRINDADE,E. MARQUES, J. A. Polifonia, Dialogia, Interdiscursividade e intertextualidade na propaganda. São Paulo. X Congresso da FELAFCS. 2000.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARRASCOZA, J. A. Redação Publicitária. Estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.
GALINDO, Daniel. Propaganda inteira e ativa. São Paulo:Futura, 2002..
SANDMANN, Antonio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 2001.