PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: REDAÇÃO PUBLICITÁRIA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Instrumentação para o uso de sistemas simbólicos mais amplos, na realização de campanhas publicitárias; integração de projetos gráficos, sistemas analógicos e sistemas lingüísticos.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Levar o aluno a conhecer a estrutura textual constitutiva das mais variadas peças de comunicação da propaganda, para lhe dar condições de produzir textos publicitários para mídias impressa, eletrônicas e digitais.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1. O texto publicitário
1.1. Definição
1.2. Funções
1.3. Componentes

2. As principais peças de comunicação da propaganda

3. Os principais veículos de comunicação

4. Tipologia dos textos:
4.1. Texto narrativo
4.2. Texto descritivo
4.3. Texto dissertativo

5. O trabalho de criação

6. Planejamento do anúncio publicitário

7. Identificação das relações entre título e imagem

8. análise, interpretação e produção textual para mídia impressa, eletrônica e digital.


D) ATIVIDADES DISCENTES

Pesquisas de textos publicitários para a elaboração de exercícios práticos de análise e produção de anúncios. Pesquisa bibliográfica. Correção gramatical de textos. Apresentação oral de seminários. Apresentação de trabalhos escritos.

E) AVALIAÇÃO

1. Apresentação escrita de trabalhos de pesquisa
2. Correção gramatical de redações
3. Seminários - apresentação oral de trabalhos de pesquisa
4. Produção de textos publicitários.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARRASCOZA, J. A. Redação Publicitária. Estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.

CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 10. ed. São Paulo: Ática, 1995.



G)BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARRETO, Tiago.Vende-se 30 segundos: manual de roteiro para filme publicitário. São Paulo, Senac 2001.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.

FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

MARTINS, Jorge S. Redação publicitária: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MCleish,Robert. Produção de Rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.

SANDMANN, Antonio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 2001.