PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL    
 

Aulas Teóricas: 148

A) EMENTA
Teoria e prática da redação acadêmica: estrutura e linguagem para produção de fichamentos, artigos, resenhas, relatórios e monografias. Teoria e prática de redação criativa e crítica: descrição, narração e dissertação. Teoria e prática de leitura. Produção de textos: persuasão, clareza, eficácia, objetividade, subjetividade, coesão e coerência. Técnicas de expressão oral: Exposições, seminários, palestras, conferências e outras atividades de comunicação.



B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Desenvolver no aluno a capacidade de interpretar e construir textos acadêmicos e criativos, adequados às modalidades específicas.
Ampliar o repertório linguístico e estilístico para fundamentar os estudos posteriores nas diversas disciplinas do curso.
Preparar os alunos para a produção de relatórios, monografias e fichamentos, bem como apresentações orais - seminários, conferências, comunicações etc.
Preparar o aluno para o uso apropriada da linguagem em textos publicitários.
Permitir aos alunos o reconhecimento dos diferentes tipos de diagramação.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. A Expressão e a Comunicação Escritas: classificação e tipos das mensagens escritas.
2. A Comunicação e a Expressão Literária: elementos, referente literário, conotação, funções predominantes, figuras de linguagem.
3. Tipologia textual e gêneros textuais, com enfoque em gêneros publicitários.
4. A Expressão e a Comunicação Oral: elementos e tipologia.
5. A Expressão Verbal e sua Relação com os outros meios de Expressão: música, expressão gráfica e pictórica, fotografia.
6. Leitura e Produção Textual: as informações implícitas e viés textual, coerência e coesão, narração, descrição e dissertação, o plano sonoro e visual do texto literário, originalidade, texto não-verbal.
7. Produção de gêneros textuais da área com a utilização dos recursos teóricos discutidos. Discussão de questões gramaticais e textuais.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Pesquisas bibliográficas.
2. Exercícios sobre linguagem.
3. Resumos, fichamentos e resenhas.
4. Apresentação de seminários.
5. Organização de atividades de comunicação: individual e em grupos.
6. Exposições orais, individualmente e em grupo.
7. Projetos de análise e produção de textos teóricos acerca da publicidade.
8. Projetos de análise e produção de textos publicitário.


E) AVALIAÇÃO
1. Trabalhos individuais e em grupos, com apresentação escrita e oral.
2. Seminários - apresentação de temas diversos para desenvolvimento do repertório cultural, concomitante ao desenvolvimento da expressão oral.
3. Produção de textos publicitários e acadêmicos.
4. Avaliação escrita dos conteúdos teóricos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARRASCOZA, J. A. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2006.
CARVALHO, N. Publicidade: linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2001.
CITELLI, A. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2006.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FIORIN, J. L. e SAVIOLI, P. Linguagem e Ideologia. . 8ª edição. São Paulo: Ática, 2004.
GONZALES, L. Linguagem Publicitária: análise e produção. São Paulo: Arte e Ciência, 2003.
MARTINS, J. S. Redação publicitária: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1997.