PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL    
 

Aulas Teóricas: 148

A) EMENTA
Teoria e prática da redação acadêmica: estrutura e linguagem para produção de fichamentos, artigos, resenhas, relatórios e monografias. Teoria e prática de redação criativa e crítica: descrição, narração e dissertação. Teoria e prática de leitura. Produção de textos: persuasão, clareza, eficácia, objetividade, subjetividade, coesão e coerência. Técnicas de expressão oral: Exposições, seminários, palestras, conferências e outras atividades de comunicação.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Desenvolver no aluno a capacidade de interpretar e construir textos acadêmicos e criativos, adequados às modalidades específicas;
Ampliar o repertório linguístico e estilístico para fundamentar os estudos posteriores nas diversas disciplinas do curso;
Preparar os alunos para a produção de relatórios, monografias e fichamentos, bem como apresentações orais - seminários, conferências, comunicações, etc.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Aspectos Comunicacionais:
1.1. Estrutura e funcionamento da comunicação
1.2. Funções da linguagem
1.3. Comunicação Verbal e Não-verbal
1.4. Introdução à Semiótica (Greimas)

2. Aspectos semânticos e estilísticos:
2.1. Recursos de estilo
2.2. Contexto e contraste semântico
2.3. Denotação e conotação: utilização funcional das figuras de linguagem
2.4. Discursos ideológicos

3. Leitura e produção de textos:
3.1. Intertextualidade
3.2. Temas e Figuras: encadeamento e combinação
3.3. Narração
3.4. Argumentação
3.5. Tipos de Discurso
3.6. Norma linguística e variabilidade: os níveis de linguagem

4. Revisão dos principais conteúdos gramaticais: morfossintaxe, ortografia, fonologia

5. Noções de Retórica e Oratória

6. Análise do discurso textual
6.1. Peça publicitária: as várias modalidades
6.2. Relatório de leitura
6.3. Entrevista
6.4. Textos jornalísticos: editorial, artigo de opinião, notícia e reportagem


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Pesquisas bibliográficas;
2. Exercícios sobre linguagem;
3. Resumos, fichamentos e resenhas;
4. Produção de esboços de artigos e monografias;
5. Apresentação de seminários;
6. Organização de atividades de comunicação: individual e em grupos;
7. Exposições orais individuais e em grupo;
8. Projetos de análise e produção de textos teóricos acerca da publicidade;
9. Projetos de análise e produção de textos publicitários


E) AVALIAÇÃO
1. Apresentação de resultados de pesquisas;
2. Seminários - apresentação de temas diversos para desenvolvimento do repertório cultural, concomitantemente ao desenvolvimento da expressão oral;
3. Produção de artigos e de uma monografia orientada, na área da comunicação social.
4. Análise e produção de textos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FIORIN, José Luis e SAVIOLI, Platão. Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática, 1988.
FIORIN, José Luis e SAVIOLI, Platão. Para Entender o Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARVALHO, Nelly. Publicidade: linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.
CARVALHO, M. C. M. (org.). Construindo o saber: Técnicas de metodologia científica. Campinas: Papirus, 1988.
CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 45 ed. São Paulo: Cia. Nacional, 2002.
CHALUB, Samira. Funções da Linguagem. 2ª edição. São Paulo, 1989.
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 10ª edição. São Paulo: Ática, 1995.
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. 7ª edição. Rio de Janeiro: Getúlio Vargas, 1978.
GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. São Paulo: Ática, 1990.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. São Paulo: Cultrix, 1972.
SANDMAN, Antonio José. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1968.
SANTOS, José Luis dos. O que é cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense.
SOUZA, Jesus Barbosa de. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Scipione, 1996.