PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA    
 

Aulas Teóricas: 68

Aulas Práticas: 12

A) EMENTA
Teoria quântica das ligações químicas. Geometria molecular. Forças intermoleculares nos sólidos e líquidos. Metais e metalurgia e sua aplicação no ensino médio. Condutores e semi-condutores. Química dos metais de transição e compostos de coordenação. Elementos não metálicos e seus compostos. Aplicações no cotidiano.

PCC (12 h) - Elaboração e adequação de experimentos de Química Inorgânica descritiva para o Ensino Médio.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Por meio da experimentação, abordar a química descritiva dos elementos: sua abundância, propriedades e usos no cotidiano.
Explorar e aplicar conceitos, princípios e leis fundamentais da química inorgânica essenciais para a formação do futuro professor, com a finalidade de auxiliar-lhe quando do exercício de sua profissão.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Ligações químicas e estrutura molecular.
Teoria da ligação de valência.
Hibridação de orbitais moleculares
Hibridação em moléculas com ligações duplas e triplas.
Geometria molecular: modelo VSEPR.
Ressonância e estabilidade. Exceções à regra do octeto.
Teoria da ligação de valência. Exceções à regra do octeto.
Teoria dos orbitais moleculares.
Polaridade das moléculas: Agentes tensoativos (aplicação).
Forças intermoleculares. Aplicação das forças intermoleculares nas propriedades físicas dos compostos.
Estrutura cristalina. Sólidos amorfos.
Vidros: Composição e aplicação.
Teoria cinética de sólidos e líquidos. O Estado Líquido.
Estequiometria Industrial. Introdução, aplicações e exemplos de cálculos de processo.
Estequiometria Industrial.
O Uso de Cloro na Desinfecção de Águas, a Formação de Trihalometanos e os Riscos Potenciais à Saúde Pública.
Metais de transição.
A Química dos compostos de coordenação.
Reações de oxidorredução: Indústrias eletrolíticas.
Ametais: Propriedades e aplicação.



D) ATIVIDADES DISCENTES

Trabalho individual.
Resolução de listas de exercícios.

D1) PCC (Atividades a serem desenvolvidas)

Elaboração e adequação de experimentos de Química Inorgânica descritiva para o Ensino Médio.
Elaboração e adequação de experimentos práticos voltados à química inorgânica do cotidiano, e à estrutura da matéria.


E) AVALIAÇÃO

Avaliação escrita (Provas).
Questionários.
Interpretação de artigos cientificos.

F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. Química Inorgânica, 4ª. ed., Porto Alegre: Bookman, 2008.

BROWN, T. L.; LeMAY Jr., H. E.; BURSTEN, B. E. Química a Ciência Central, 9ª. ed., São Paulo: Editora Prentice Hall, 2005.

ATKINS, P.W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

COSTA, T. S., ORNELAS, D. L., GUIMARÃES, P. I. C., MERÇON, F., Experimentos com o Alumínio, Química Nova na Escola, nº.3, maio, 2006, p. 38-40. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a09.pdf

CARDOSO, A .A., FRANCO, A., Algumas reações do enxofre de importância ambiental, Química Nova na Escola, nº 15, maio, 2002, p. 39-41. Disponível em:http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a08.pdf.
ZORZANELLI, B. C.; MURI,, E. M. F., Oxidação de Alcoóis em Química Verde, Revista Virtual de Química, V. 7, Nº 2, 2005, P. 663-683. Disponível em: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v7n2a09.pdf.


COMPLEMENTAR
LEE, J. D. Química Inorgânica não tão Concisa, 5ª. ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda., 1999.

MAHAN, B. M. & MYERS, R. J. Química, um curso universitário, 4ª. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1995.