PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL E DA COMUNICAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Relação homem/sociedade. Construção da identidade e processo de massificação. Origem e dinâmica dos preconceitos e estereótipos. A comunicação e sua influência no comportamento humano.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Preparar o futuro publicitário para a análise e atuação no contexto social, objetivando o desenvolvimento crítico e a criatividade.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)-Caracterização da Publicidade.

A formação social do indivíduo.

A atuação do publicitário.

A influência da Publicidade na sociedade e no comportamento do indivíduo.

O papel da Publicidade nos meios de comunicação.

Cultura e comportamento humano.


D) ATIVIDADES DISCENTES

Trabalhos práticos e de pesquisa;
Análise e criação de peças publicitárias;
Leitura e discussão de textos;
Análise e discussão de filmes.


E) AVALIAÇÃO
Escritas;
Pesquisas e suas apresentações;
Seminários;
Trabalhos práticos;
Participação nas aulas.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDREWS,M. Persuasão na Psicologia. Editora GG, 2016.
BARRETO, R.M. Criatividade no trabalho e na vida. São Paulo: Summus Editorial.
CALAZANS F.M. de A. Propaganda Subliminar Multimídia. São Paulo: Summus,1992.
DEL PRETTE, A.;DEL PRETTE,AP. Psicologia das habilidades sociais - diversidade teórica e suas implicações. Petrópolis: VOZES, 2009.
LEITE, D.M. Psicologia Diferencial e Estudos em Educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.
PAIVA, F. Eu era assim: infância, cultura e consumismo. São Paulo: CORTEZ, 2009.
VASCONCELOS, M.S.(org) et al. Criatividade: Psicologia, Educação e Conhecimento do Novo. São Paulo: Moderna, 2012.