PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL E DA COMUNICAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Relações entre o desenvolvimento da Psicologia e os Estudos em Comunicação. Principais vertentes psicológicas. Construção da identidade na modernidade. A comunicação e sua influência no comportamento humano. As representações sociais no mundo digital.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
-Agir para o desenvolvimento humano e pessoal, a partir de valores e atitudes profissionais fundadas na criatividade, na equidade e na diversidade;
-Aperfeicoar o pensamento criativo e colaborativo, nos processos e produtos publicitarios;
-Ampliar os repertorios tecnico, cultural, cientifico e tecnologico necessarios a pratica profissional, nos ambitos da Publicidade e Propaganda e da multidisciplinaridade.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Relações entre o desenvolvimento da Psicologia e os Estudos e Comunicação social.
1.1 Uma Exploração das Interseções entre as Duas Áreas
1.2 O Surgimento da Psicologia como Ciência
1.3 Abordagens Psicológicas na Comunicação Social
1.4 A Influência da Comunicação Social na Psicologia
1.5 A Psicologia na Publicidade e Propaganda
1.6 Desafios e Oportunidades na Interseção
2. Principais Vertentes psicológicas
2.1 Uma Visão Geral das Diferentes Abordagens na Psicologia
2.2 Psicanálise e Behaviorismo ou Analítico Comportamental.
2.3 Humanismo, Psicoterapia Corporal ou Reich.
2.4 Cognitivo-Comportamental ou TCC e Gestalt-terapia.
3. Construção da identidade na modernidade.
3.1 Reflexões sobre a Formação e Transformação das Identidades na Sociedade Contemporânea.
3.2 Contexto da Modernidade.
3.3 Individualismo e Autonomia.
3.4 Influência das Mídias e Tecnologias.
3.5 Pluralidade e Diversidade.
3.6 Desafios e Tensões. Reflexões e Possibilidades.
4. A comunicação e sua influência no comportamento humano.
4.1 Explorando a Relação entre a Comunicação e os Comportamentos Individuais e Sociais.
4.2 Importância da Comunicação e seus processos.
4.3 Influência da Comunicação na Percepção.
4.4 Efeitos da Comunicação na Atitude e Comportamento.
4.5 Mídia e Comportamento. Comunicação e Saúde.
5. As representações sociais no mundo digital.
5.1 Explorando a Construção e Influência das Representações Sociais no Contexto Online.
5.2 O Conceito de Representações Sociais.
5.3 A Era Digital e a Expansão das Representações Sociais.
5.4 Construção de Identidades Online.
5.5 Influência da Tecnologia nas Representações Sociais.
5.6 Impacto das Representações Sociais Digitais.
5.7 Desafios e Riscos das Representações Sociais Digitais.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Trabalhos Individuais e em Grupo
2. Discussões em Grupo
3. Pesquisas
4. Realização de eventos coletivos


E) AVALIAÇÃO
O Aluno será avaliado através de:
1. Trabalhos Escritos
2. Apresentação Oral
3. Exercícios práticos, simulações e vivências
4. Avaliação Escrita
5. Envolvimento nas aulas


F)BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CALAZANS F.M. de A. Propaganda Subliminar Multimídia. São Paulo: Summus,1992.
GADE, C. Psicologia do consumidor e da propaganda. SP: EPU, 1998.
HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
LEITE, D.M. Psicologia Diferencial. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.
SPINK, Mary Jane P. O conhecimento do cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARVALHO, N. de Publicidade a linguagem da sedução. SP: Ática, 1996.
STROCCHI, M. C. Psicologia da comunicação: manual para estudo da linguagem publicitária e das técnicas de venda. SP: Paulus, 2007.