PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PROGRAMAÇÃO VISUAL    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Fundamentos e elementos da composição visual e sua sintaxe; relações e aplicações das artes visuais na publicidade e na propaganda; instrumentação para análise, criação e execução de projetos de comunicação visual; identidade corporativa; mídia impressa e eletrônica.



B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Desenvolver a capacidade de elaboração e análise de projetos gráficos através do conhecimento sintático da linguagem visual e do processo criativo.
Fornecer referências de material visual e bibliográfico para enriquecimento de repertório.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Sintaxe da Linguagem Visual
1.1. Percepção e comunicação visual.
1.2. Elementos visuais básicos.

2. Design Gráfico
2.1.Concepção de uma ideia
2.2. Composição
2.3. História dos movimentos artísticos

3. Tipografia

4. Cores


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Aulas expositivas através de multimeios
2. Análises de projetos gráficos quanto a idealização e estética compositiva
3. Desenvolvimento de peças gráficas
4. Apresentação e análises de resultados


E) AVALIAÇÃO
1. Participação nas aulas
2. Concepção e execução de projetos


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FERRARA, Lucrécia Dalésio. Leitura sem palavras. São Paulo: Nobel, 1993.
HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986.
MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um design consciente.São Paulo, Musa: 2011.
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer. São Paulo: Callis Editora, 1995.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004.
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Editora Futura, 2002.
BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Educ / Cortez, 2002.
COLLARO, Antonio Celso. Produção visual e gráfica. São Paulo: Summus, 2005.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 9ª ed. Brasília: LGE, 2003.
STRUNCK, Gilberto. Identidade Visual: a direção do olhar. Rio de Janeiro: Europa Emp. Graf., 1989.
TISKI-FRANCKOWIAK, Irene T. Homem, comunicação e cor. 4ª ed. São Paulo: Ícone, 2000.