PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RÁDIO/TV/CINEMA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Diferenças e semelhanças de linguagem entre Televisão, Rádio, Cinema e Publicidade; as funções dos profissionais que produzem audiovisuais; possibilidades de mercado de trabalho e técnicas para exercer as funções de pré-produção, produção e pós-produção na realização de comerciais e programas televisivos, programas e propagandas de rádio e filmes para cinema.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Preparar o aluno para atuar em agências de publicidades, produtoras de cinema e televisão, emissoras de rádio e televisão.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
3.1 O audiovisual e a contemporaneidade.
3.2 O audiovisual e suas aplicações no universo digital.
3.3 Elaboração de briefing.
3.4 Elaboração de roteiros para publicidade e multimeios digitais.
3.5 Produções audiovisuais.


D) ATIVIDADES DISCENTES
4.1 Produção de vídeos.
4.2 Participação em festivais.
4.3 Visita às produtoras, agências e rádios.
4.4 Participação efetiva nas etapas de inauguração do Cine FEMA Piracaia


E) AVALIAÇÃO
5.1 Produção audiovisual
5.2 Seminário


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1996.
ALMEIDA, Cândido J. M. de. O que é Vídeo? São Paulo: Brasiliense.
BERNARDET, Jean Claude. O que é Cinema? São Paulo: Brasiliense.
HOWARD, David e MABLEY, Edward. Teoria e Prática do roteiro. São Paulo: Editora Globo, 1993.
MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo. Ed: Brasiliense, 1995.
MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense.
BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2002.