PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RÁDIO/TV/CINEMA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Diferenças e semelhanças de linguagem entre Televisão, Rádio, Cinema e Publicidade; as funções dos profissionais que produzem audiovisuais; possibilidades de mercado de trabalho e técnicas para exercer as funções de pré-produção, produção e pós-produção na realização de comerciais e programas televisivos, programas e propagandas de rádio e filmes para cinema.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Preparar o aluno para atuar em agências de publicidades, produtoras de cinema e televisão, emissoras de rádio e televisão.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
3.1 Profissional de publicidade, rádio, tv e cinema: semelhanças e diferenças de linguagem.
3.2 Mercado de trabalho.
3.3 Fases de produção de audiovisuais.

3.4 Elaboração de roteiros para publicidade, televisão, rádio e cinema.
3.5 Elaboração de briefing.
3.6 Fundamentos da filmagem, da montagem e da edição.


D) ATIVIDADES DISCENTES
4.1 Produção de vídeos.
4.2 Participação em festivais.
4.3 Visita às produtoras, agências e rádios.
4.4 Produção do Festival de Curtas da FEMA Edição 2022


E) AVALIAÇÃO
5.1 Seminário a respeito de um dos temas do curso.
5.2 Produção de um vídeo ou programa de rádio.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, Cândido J. M. de. O que é Vídeo? São Paulo: Brasiliense.
BARBOSA FILHO, André. Gêneros Radiofônicos: Os Formatos e os Programas Em Áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.
BERNARDET, Jean Claude. O que é Cinema? São Paulo: Brasiliense.
BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte:
Editora Leitura, 2002.
FERRARETO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto
Alegre: Dora Luzzatto, 2007.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 2ª edição. São Paulo:
Editora Senac, 2000.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AUMONT, Jacques. A imagem. 7ª edição. Campinas: Papirus, 2002.
CARRIERE, Jean Claude. Prática do Roteiro Cinematográfico. Sol e Chuva.
COSTA, Antonio. Compreender o Cinema. Ed. Globo.
FILHO, Ciro Marcondes. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Editora Moderna, 1988.
FILHO, Daniel. O circo eletrônico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo. Ed: Brasiliense, 1995.
MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensão dos Homens. São
Paulo: Cultrix.
MEADOWS, Eliane. Roteiro para TV, Cinema & Vídeo. Quartet editora.
RAMOS, José Mario Ortiz. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 1970 -1980. São Paulo: Annablume, 2004.
SANT´ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica, prática. 7ª edição. São
Paulo: Editora Pioneira, 1999.
WATTS, Harris. Direção de Câmera. São Paulo: Summus Editoral, 1999.
____________. On Câmera: o curso de produção de filme e vídeo da BBC. São
Paulo: Summus Editorial, 1990. Vol. 36.