PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: MÍDIA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Levantamento de dados. Tabulação e análise de dados sobre circulação, audiência e seleção de veículos para mensagens publicitárias. Freqüência das inserções. Orçamento Criatividade.




B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Dar condições ao aluno de estabelecer estratégias de mídia de maneira prática e eficiente, no sentido de otimizar as verbas disponíveis para atingir o público objetivado. Visão de Negócios e mídia criativa em ambos os ambientes, off e online.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Planejamento de Mídia: off line e online
2. Estudo de diferentes mídias, entre elas as principais redes sociais da atualidade
3. Mídia como oportunidade de negócios


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Exercícios práticos em sala.
2. Estudo de Caso de Planejamento de Mídia.
3. Oficinas práticas de redes sociais.


E) AVALIAÇÃO
1. Prova para instigar o aluno à assimilação de conceitos básicos inerentes ao planejamento de mídia.
2. Trabalhos práticos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Trad. Artur Morão. Rio de Janeiro: Elfos Ed.; Lisboa: Edições 70, 1995.
CORREA, Roberto. Planejamento de Propaganda. 8 ed. São Paulo: Global, 2002.
FRAZÃO NETO, Angelo. Midialização: o poder da mídia. São Paulo: Nobel, 2006.
KELLEY, Larry D. ; JUGENHEIMER, Donald W.. Uma Visão de Mídia para Gestores de Marca: linguagem, características, objetivos, avaliações, estratégia de mídia, execução. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Nobel, 2006.
TISK-FRANCKOWIAK, Irene T. Homem, Comunicação e Cor. 3 ed. São Paulo: Ícone, 1997.
HERNADES, Nilton. A Mídia e Seus Truques: o que o jornal, revista, tv, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2006.
HIAM, Alexander. Marketing Série para Dummies: o jeito divertido de aprender. Trad. Lenke. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
SISSORS, Jack Z.; BUMBA, Lincoln J. Planejamento de Mídia: aferições, estratégias e avaliações. Trad. Karin Waright. São Paulo: Nobel, 2001.
ROMAN, Kenneth ; MAAS, Jane. Como Fazer Sua Propaganda Funcionar. Trad. Wladir Dupont. São Paulo : Nobel, 1994.
THOMPSON, Charles "Chic". Grande Idéia: como desenvolver e aplicar sua criatividade. Trad. Ricardo Gouveia. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 1995.