PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: MÍDIA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Levantamento de dados. Tabulação e análise de dados sobre circulação, audiência e seleção de veículos para mensagens publicitárias. Freqüência das inserções. Orçamento Criatividade.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Dar condições ao aluno de estabelecer estratégias de mídia de maneira prática e eficiente, no sentido de otimizar as verbas disponíveis para atingir o público objetivado.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Planejamento de Mídia: conceitos; importância no processo de produção de uma campanha de comunicação.
2. Estudo sobre as diferentes mídias.
3. Técnicas de Planejamento de Mídia.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Exercícios práticos em sala.
2. Estudo de Caso de Planejamento de Mídia.
3. Trabalhos práticos de aplicação de conceitos tais como: frequência, alcance, grp, continuidade, índice de Afinidade.


E) AVALIAÇÃO
1. Prova para instigar o aluno à assimilação de conceitos básicos inerentes ao planejamento de mídia.
2. Trabalhos práticos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARBAN, Arnold M. A essência do Planejamento de Mídia. Ed. Nobel, 2001.
BURKE, Peter. Uma história Sociail da Míodia: de Gutenberg á internet. Ed.Zahar, 2006.
FRAZÃO NETO, Angelo. Midialização: o poder da mídia. São Paulo : Nobel, 2006.
GITOMER, Jeffrey. O Boom de Mídias Sociais. Ed. Makron Books, 2012.
KEllEY, Larry D. ; JUGENHEIMER, Donald W.. Uma Visão de Mídia para Gestores de Marca: linguagem, características, objetivos, avaliações, estratégia de mídia, execução. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo : Nobel, 2006.
SHAVER, Mary Alice. Como vender a Mídia: O marketing como ferramenta de venda do espaço publicitário. Ed. Nobel, 2002.
SISSORS, Jack Z.; BUMBA, Lincoln J. . Planejamento de Mídia: aferições, estratégias e avaliações. Trad. Karin Waright. São Paulo : Nobel, 2001.
STERNE, Jim. Métricas em Mídias Sociais: como medir e otimizar os seus investimentos em marketing. Ed. Nobel, 2011.
TAHARA, Mizuho. Contato Imediato ? Mídia. Ed. Nobel, 2001.
VERONEZZI, José C. A mídia de A a Z: conceitos, critérios e fórmulas de 60 principais termos de mídia. Ed. Pearson, 2009.
ZELTNER, Herbert. Gerenciamento de Mídia. Ed. Nobel, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Trad. Artur Morão. Rio de Janeiro : Elfos Ed.; Lisboa : Edições 70, 1995.
CAPLES, John. Como Fazer Sua Propaganda Fazer Dinheiro: um livro clássico para profissionais de Agências e Anunciantes.Trad. Barbara Theodoro Lambert. São Paulo : MAKRON Books, 1994.
HERNADES, Nilton. A Mídia e Seus Truques: o que o jornal, revista, tv, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo : Contexto, 2006.
HIAM, Alexander. Marketing Série para Dummies: o jeito divertido de aprender. Trad. Lenke. Rio de Janeiro : Campus, 2002.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento, execução, análise. São Paulo : Atlas, 1992.
OLESEN, Jens. New Business: a chave do negócio em propaganda. São Paulo : Cultura Editores, 1997.
THOMPSON, Charles. Grande Idéia: como desenvolver e aplicar sua criatividade. Trad. Ricardo Gouveia. 2 ed., São Paulo : Saraiva,1995.
VYAKARNAM,Shailendra; LEPPARD, John W. . Como Montar um Plano de Ação de Marketing. Rio de Janeiro : Infobook, 1996.