PLANO DE CURSO  
ANO: 2023
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 02
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
A disciplina enfoca o conhecimento das principais regras gramaticais e ortográficas da língua portuguesa e das principais modalidades redacionais utilizadas nas ações práticas relativas à comunicação verbal escrita e falada do enfermeiro.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
-Dominar conhecimentos fundamentais sobre a gramática normativa, quanto a: ortografia, concordância verbo-nominal, regência verbo-nominal e semântica.
-Conhecer princípios da coesão e da coerência para a elaboração da estrutura frasal.
-Reconhecer os mecanismos de análise, síntese, compreensão, redação e interpretação de textos.
-Apreender elementos básicos de sustentação oral.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
-Ortografia; pontuação; semântica; morfossintaxe.
-Elementos estruturais do texto escrito: coesão, coerência e argumentação. Modalidades redacionais tradicionais e técnicas (artigo científico, memorando, ofício, procuração, requerimento).
-Leitura e Produção de textos: Síntese; Leitura Reflexiva; Interpretação de Texto; Redação de textos.
-Sustentação oral: como usar a linguagem falada de forma correta e adequada no dia-a-dia da atividade de enfermagem; como apresentar-se em público; tom de voz, vocabulário, estratégias para atrair a atenção, domínio do conteúdo.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS
Os alunos realizarão redações, exercícios de fixação das regras gramaticais, interpretação textual e atividades que impliquem o ato da oralidade em língua portuguesa.


E) AVALIAÇÃO
Os alunos realizarão provas teóricas e trabalhos intra e extraclasse, sendo avaliados quanto à frequência, evolução do conhecimento e realização dos exercícios propostos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARBOSA, S. A. M. Redação: escrever é desvendar o mundo. 8 ed. Campinas: Papirus, 1992.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37 ed. ver., ampl. e atual. conforme o Novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CAMARA Jr., J. M. Manual de expressão oral e escrita. 24 ed. São Paulo: Vozes, 1986.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 7 ed. São Paulo: Ática, 2000.
INFANTE, U. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 1998.
KOCK, I. G. V. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
KOCK, I. G. V. A coesão textual. 4 ed. São Paulo: Contexto, 1991.