PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - Noturno SÉRIE: 1
DISCIPLINA: INGLÊS TÉCNICO    
 

Aulas Teóricas: 72

A) EMENTA

Desenvolver as estratégias e habilidades de leitura em Língua Inglesa através da apresentação de estruturas lingüísticas escritas evolutivamente principalmente para alcançar o entendimento de textos escritos.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Oferecer subsídios para que o aluno seja capaz de efetuar leitura e compreensão eficientes de textos gerais e específicos de sua área de atuação acadêmica e profissional em Língua Inglesa. Para tal, nos apoiaremos em aspectos de compreensão geral, de pontos principais e de detalhes até chegarmos à leitura crítica, utilizando, para isso, de conhecimentos do assunto, estratégias de leitura e domínio lingüístico.

C) OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Incentivar o aluno a usar habilidades realmente úteis ao seu dia- a- dia acadêmico; promovendo a conscientização deste processo com vistas a estimular o processo de ensino - aprendizagem em Língua Inglesa
2. Prover o aluno, dentro do espaço de tempo previsto, de estratégias facilitadoras de leitura que o auxiliem a maximizar a compreensão do texto e alcançar os objetivos de leitura estabelecidos
3. Abordar uma ampla variedade de elementos caracterizadores da linguagem escrita em Língua Inglesa presentes em textos acadêmicos ou não;
4. Contribuir para o desenvolvimento acadêmico, social e pessoal do aluno;


D) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1. Review: basic structures and vocabulary;

2. Study of the Layout

3. Key words and Cognates;

4. Word formation
4.1. Prefixes
4.2. Suffixes

5. Word order and compounds;

6. Linking words

7. Cohesion and Coherence

8. Reading techniques
8.1. Skimming;
8.2. Scanning;

9. Non-linear information

10. Contextual Guessing

11. Text organization

12. Class activities on specific or non - specific texts.


E) ATIVIDADES DISCENTES

1. Exercícios escritos;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Estudos em grupo;
4. Resumos e resenhas;
5. Pesquisas em websites na Internet

F) AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado utilizando-se, pelo menos, dois dos instrumentos listados abaixo:
1. Exercícios escritos;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Pairwork;
4. Resumos e resenhas;
6. Provas escritas;
7. Producão de slides com tema pertinente à disciplina.


G) BIBLIOGRAFIAS

BÁSICAS

BOECKNER, Keith, BROWN, P.Charles. Oxford English for Computing. Oxford: Oxford University Press, 1994.

ESTERAS, Santiago Remacha. Infotech English for computer users. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

HUTCHINSON, Tom. English for Specific Purposes - A learning-centred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

COMPLEMENTARES

DEITEL, Harvey. An introduction to operating systems. Montreal: Addison-Wesley, 1990.
LONGMAN Dicionário Escolar / Português-Inglês Inglês-Português- Pearson Education . 2002
MUELLER, Scot. Upgrading and repairing PCS. Indianapolis: QUE Corporation, 1995.
OXFORD Português-Inglês Inglês-Português Minidicionário. Oxford: Oxford University Press, 1997.
OXFORD Escolar - Português-Inglês Inglês- Português. Oxford University PRess, 2000
GLENDINNING, Eric H. McEWAN, John. English in Computing. Edinburgh: Nelson, 1988.
HALLIDAY, M. A. K. et al. Cohesion in English. Harlow: Longman, 1976.
HOLMES, John. Text typology and preparation of materials. In: Working papers, 10. São Paulo: Cepril/PUC, 1984.
LEECH, G. & SVARTWICK, J. A communicative grammar of English. Londres: Longman, 1980.
MOREIRA, Valéria Branco. et al. Vocabulary acquisition and reading strategies. São Paulo: Cepril/PUC, 1986.
MURPHY, Raymond. Essencial Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
WINDEATT, Scott. HARDISTY, David. EASTMENT, David. The Internet. Oxford: Oxford University Press, 2000.
Periódicos e revistas científicas da área da informática.