PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SÉRIE: 01
DISCIPLINA: INGLÊS TÉCNICO    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
Compreensão textual e estratégias de leitura. Níveis de leitura. Expansão do vocabulário técnico em informática. Revisão de tópicos relevantes de estruturas da língua inglesa escrita. Elementos léxico-gramaticais e de organização textual.


B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Oferecer subsídios para que o aluno seja capaz de efetuar leitura e compreensão eficientes de textos gerais e específicos de sua área de atuação acadêmica e profissional em Língua Inglesa. Para tal, apoiaremo-nos nos aspectos de compreensão geral, de pontos principais e de detalhes até chegar à leitura crítica, utilizando, para isso, de conhecimentos prévios e/ou intuitivos sobre o assunto principal do texto, estratégias de leitura e domínio lingüístico.


C) OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Fornecer ao aluno habilidades realmente úteis ao seu dia- a- dia acadêmico; promovendo a conscientização deste processo com vistas a estimular o processo de ensino - aprendizagem de Língua Inglesa
2. Prover o aluno, dentro do espaço de tempo previsto, de estratégias facilitadoras de leitura que o auxiliem a maximizar a compreensão do texto e alcançar os objetivos de leitura estabelecidos
3. Abordar uma ampla variedade de elementos caracterizadores da linguagem escrita em Língua Inglesa presentes em textos acadêmicos ou não;
4. Contribuir para o desenvolvimento acadêmico, social e pessoal do aluno;


D) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Review: basic structures and vocabulary;
2. Reading counsciousness raising;
3. Study of the Layout
4. Key words and Cognates;
5. Job Interview- Resume
6. Word order and compounds;
7. Linking words
8. Cohesion and Coherence
9. Reading techniques
9.1. Skimming;
9.2. Scanning;
10. Non - linear information
11. Contextual Guessing
12. Text organization
13. Class activities on specific or non-specific texts.


E) ATIVIDADES DISCENTES
1. Exercícios escritos;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Estudos em grupo;
4. Resumos, resenhas e fichamentos;
5. Pesquisas em websites na Internet


F) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:
1. Exercícios escritos;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Estudos em grupo;
4. Resumos, resenhas e fichamentos;
6. Provas escritas;
7. Producão de slides com tema pertinente à disciplina.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ESTERAS, Santiago Remacha. Infotech English for computer users. Cambridge:
Cambridge University Press, 2008.
MARINOTTO, D. Reading on info tech: inglês para informatica. Novatec, 2007.
MEDRAN, V. OLIVEIRA,M. Lazybones: inglês para informatica. bookworm,2000.

H)BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GLENDINNING, Eric H. McEWAN, John. English in Computing. Edinburgh: Nelson,
2002.
MUNHOZ, Rosângela. Inglês Instrumental, Estratégias de Leitura. São Paulo: Texto Novo, 2001.
MURPHY, Raymond, NAYLOR, Helen.Essencial Grammar in Use. Elementary to Pre-Intermediate. Suplementary Exercises. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
Websites da Internet