PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SÉRIE: 01
DISCIPLINA: INGLÊS TÉCNICO    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA

Compreensão textual e estratégias de leitura. Níveis de leitura. Expansão do vocabulário técnico em informática. Revisão de tópicos relevantes de estruturas da língua inglesa escrita. Elementos léxico-gramaticais e de organização textual.
B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS

Oferecer subsídios para que o aluno seja capaz de efetuar uma leitura e compreensão eficientes de textos gerais e específicos de sua área de atuação acadêmica e profissional em Língua Inglesa. Para tal, apoiaremo-nos nos aspectos de compreensão geral, de pontos principais e de detalhes até chegar à leitura crítica, utilizando, para isso, de conhecimentos do assunto, estratégias de leitura e domínio lingüístico.

C) OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Fornecer ao aluno habilidades realmente úteis ao seu dia- a- dia acadêmico; promovendo a conscientização deste processo com vistas a estimular o processo de ensino - aprendizagemde Língua Inglesa
2. Prover o aluno, dentro do espaço de tempo previsto, de estratégias facilitadoras de leitura que o auxiliem a maximizar a compreensão do texto e alcançar os objetivos de leitura estabelecidos
3. Abordar uma ampla variedade de elementos caracterizadores da linguagem escrita em Língua Inglesa presentes em textos acadêmicos ou não;
4. Contribuir para o desenvolvimento acadêmico, social e pessoal do aluno;

D) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1. Review: basic structures and vocabulary;

2. Reading counsciousness raising;

3. Study of the Layout

4. Key words and Cognates;

5. Job Interview- Resume

6. Word order and compounds;

7. Linking words

8. Cohesion and Coherence

9. Reading techniques
9.1. Skimming;
9.2. Scanning;

10. Non - linear information

11. Contextual Guessing

12. Text organization

13. Class activities on specific or non-specific texts.

E) ATIVIDADES DISCENTES

1. Exercícios escritos;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Estudos em grupo;
4. Resumos, resenhas e fichamentos;
5. Pesquisas em websites na Internet

F) AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado na forma de:
1. Exercícios escritos;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Estudos em grupo;
4. Resumos, resenhas e fichamentos;
6. Provas escritas;
7. Producão de slides com tema pertinente à disciplina.

G) BIBLIOGRAFIAS

BÁSICAS

BOECKNER, Keith; BROWN, P. Charles. Oxford English for Computing.
London:Longman, 1990.
ESTERAS, Santiago Remacha. Infotech English for computer users. Cambridge:
Cambridge University Press, 1996.
HUTCHINSON, Tom. English for Specific Purposes - A learning-centred
approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
MARINOTTO, D. Reading on info tech: inglês para informatica. novatec, 2003.
MEDRAN, V. OLIVEIRA,M. Lazybones: inglês para informatica. bookworm,2000.
SOUZA, Adriana Grade Fiori [et.al]. Leitura em língua inglesa: uma abordagem
instrumental. Disal, 2005.

COMPLEMENTARES

LONGMAN Dicionário Escolar / Português-Inglês/Inglês-Português. Pearson
Education, 2002.
OXFORD Português-Inglês/Inglês-Português Minidicionário. Oxford: Oxford
University Press, 1997.
GLENDINNING, Eric H. McEWAN, John. English in Computing. Edinburgh: Nelson,
1988.
HALLIDAY, M. A. K. et al. Cohesion in English. Harlow: Longman, 1976.
HOLMES, John. Text typology and preparation of materials. In: Working papers, 10.
São Paulo: Cepril/PUC, 1984.
LEECH, G. & SVARTWICK, J. A communicative grammar of English. Londres:
Longman, 1980.
MOREIRA, Valéria Branco. et al. Vocabulary acquisition and reading strategies. São
Paulo: Cepril/PUC, 1986.
MUNHOZ, Rosângela. Inglês Instrumental, Estratégias de Leitura. São Paulo: Texto
Novo, 2001.
MURPHY, Raymond. Essencial Grammar in Use. Elementary to Pre-Intermediate.
Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
MURPHY, Raymond, NAYLOR, Helen.Essencial Grammar in Use. Elementary to
Pre-Intermediate. Suplementary Exercises. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
TORRES, D. SILVA, Alba. V. ROSAS, Marta. Inglês.com.textos para informática.
Salvador: O Autor, 2001.
WINDEATT, Scott. HARDISTY, David. EASTMENT, David. The Internet. Oxford:
Oxford University Press, 2000.
Websites da Internet