Aulas Teóricas: 76
A) EMENTA
Compreensão textual e estratégias de leitura. Níveis de leitura. Expansão do vocabulário técnico em informática. Revisão de tópicos relevantes de estruturas da língua inglesa escrita. Elementos léxico-gramaticais e de organização textual.
B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Oferecer subsídios para que o aluno seja capaz de efetuar uma leitura e compreensão eficientes de textos gerais e específicos de sua área de atuação acadêmica e profissional em Língua Inglesa. Para tal, apoiaremo-nos nos aspectos de compreensão geral, de pontos principais e de detalhes até chegar à leitura crítica, utilizando, para isso, de conhecimentos do assunto, estratégias de leitura e domínio lingüístico.
C) OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Fornecer ao aluno habilidades realmente úteis ao seu dia- a- dia acadêmico; promovendo a conscientização deste processo com vistas a estimular o processo de ensino - aprendizagemde Língua Inglesa
2. Prover o aluno, dentro do espaço de tempo previsto, de estratégias facilitadoras de leitura que o auxiliem a maximizar a compreensão do texto e alcançar os objetivos de leitura estabelecidos
3. Abordar uma ampla variedade de elementos caracterizadores da linguagem escrita em Língua Inglesa presentes em textos acadêmicos ou não;
4. Contribuir para o desenvolvimento acadêmico, social e pessoal do aluno;
D) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Review: basic structures and vocabulary;
2. Reading counsciousness raising;
3. Study of the Layout
4. Key words and Cognates;
5. Job Interview- Resume
6. Word order and compounds;
7. Linking words
8. Cohesion and Coherence
9. Reading techniques
9.1. Skimming;
9.2. Scanning;
10. Non - linear information
11. Contextual Guessing
12. Text organization
13. Class activities on specific or non-specific texts.
E) ATIVIDADES DISCENTES
1. Exercícios escritos;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Estudos em grupo;
4. Resumos, resenhas e fichamentos;
5. Pesquisas em websites na Internet
F) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:
1. Exercícios escritos;
2. Leitura e discussão de textos;
3. Estudos em grupo;
4. Resumos, resenhas e fichamentos;
6. Provas escritas;
7. Producão de slides com tema pertinente à disciplina.
G) BIBLIOGRAFIAS
BÁSICAS
BOECKNER, Keith; BROWN, P. Charles. Oxford English for Computing.
London:Longman, 1990.
ESTERAS, Santiago Remacha. Infotech English for computer users. Cambridge:
Cambridge University Press, 1996.
HUTCHINSON, Tom. English for Specific Purposes - A learning-centred
approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
MARINOTTO, D. Reading on info tech: inglês para informatica. novatec, 2003.
MEDRAN, V. OLIVEIRA,M. Lazybones: inglês para informatica. bookworm,2000.
SOUZA, Adriana Grade Fiori [et.al]. Leitura em língua inglesa: uma abordagem
instrumental. Disal, 2005.
COMPLEMENTARES
LONGMAN Dicionário Escolar / Português-Inglês/Inglês-Português. Pearson
Education, 2002.
OXFORD Português-Inglês/Inglês-Português Minidicionário. Oxford: Oxford
University Press, 1997.
GLENDINNING, Eric H. McEWAN, John. English in Computing. Edinburgh: Nelson,
1988.
HALLIDAY, M. A. K. et al. Cohesion in English. Harlow: Longman, 1976.
HOLMES, John. Text typology and preparation of materials. In: Working papers, 10.
São Paulo: Cepril/PUC, 1984.
LEECH, G. & SVARTWICK, J. A communicative grammar of English. Londres:
Longman, 1980.
MOREIRA, Valéria Branco. et al. Vocabulary acquisition and reading strategies. São
Paulo: Cepril/PUC, 1986.
MUNHOZ, Rosângela. Inglês Instrumental, Estratégias de Leitura. São Paulo: Texto
Novo, 2001.
MURPHY, Raymond. Essencial Grammar in Use. Elementary to Pre-Intermediate.
Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
MURPHY, Raymond, NAYLOR, Helen.Essencial Grammar in Use. Elementary to
Pre-Intermediate. Suplementary Exercises. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
TORRES, D. SILVA, Alba. V. ROSAS, Marta. Inglês.com.textos para informática.
Salvador: O Autor, 2001.
WINDEATT, Scott. HARDISTY, David. EASTMENT, David. The Internet. Oxford:
Oxford University Press, 2000.
Websites da Internet