PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
A produção e o planejamento para fotografia publicitária. O relacionamento com o cliente. O processo criativo. Layout. A fotografia publicitária e as diferentes mídias. Tratamento criativo em fotografia publicitária.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Objetivo Geral:
Aspectos do briefing. Fotografia e publicidade. Compreender a relação entre o mercado publicitário e a fotografia inserindo o aluno nas técnicas mais usadas para o segmento.
Objetivo Específico:
Oferecer ao aluno capacidade técnica para atender ao mercado de fotografia publicitária por meio de estudos de casos.


C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A publicidade e a fotografia
O Briefing e o trabalho em agências publicitárias
O atendimento ao cliente
Técnicas de Fotografia em Publicidade
Fotógrafos de Publicidade
Referências e repertórios
O processo criativo e as mídias


D) ATIVIDADES DISCENTES
aulas teóricas e práticas


E) AVALIAÇÃO
prova escrita, prova prática fotográfica, participação nas aulas.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HEDGECOE, John. O novo manual de fotografia. São Paulo: Senac, 2006.
HUNTER, Fill, BIVER, Steve, FUQUA, Paul. Luz, ciência e magia: guia de iluminação fotográfica. Camboriú: Editora Photos, 2011.
PRAKEL, David. Fundamentos da fotografia criativa. São Paulo: GG Brasil, 2012.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006.
MEIMBERG, José Luiz. Gestão de vendas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
PETERS, Tom. Reimagine. São Paulo: Editora Futura, 2009.