PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
A linguagem da fotografia publicitária; a prática em estúdio de fotografia - still life e modelo; a direção de arte e o trabalho do fotógrafo publicitário; o layout fotográfico; introdução às técnicas de iluminação e composição para análise, interpretação e produção de imagens para a mídia impressa.


B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Capacitar o aluno para uma visão histórica e global da fotografia nos meios de comunicação. Reconhecimento dos diversos equipamentos profissionais disponíveis no mercado e dos diferentes materiais de consumo, além do domínio das adequadas técnicas de utilização. Preperar o aluno de fotografia para conhecer o campo de trabalho do fotojornalismo e da fotografia publicitária.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. História da fotografia, personagens e os diferentes processos de outrora, destacando a dimensão histórica da fotografia nos meios de comunicação
2. Os diferentes equipamentos fotográficos e de edição de imagem
3. A câmara fotográfica, controles de diafragma e obturador de velocidades
4. A correlação diafragma/obturador, e sua relação com a profundidade de campo
5. Características das objetivas e sua adequação
6. Características dos filtros e sua utilização


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas teóricas e aulas práticas no estúdio de fotografia.


E) AVALIAÇÃO
Avaliações teóricas e trabalhos práticos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HEDGECOE, John. O novo manual de fotografia. São Paulo: Senac, 2006.
HUNTER, Fill, BIVER, Steve, FUQUA, Paul. Luz, ciência e magia: guia de iluminação fotográfica. Camboriú: Editora Photos, 2011.
PRAKEL, David. Fundamentos da fotografia criativa. São Paulo: GG Brasil, 2012.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006.
MEIMBERG, José Luiz. Gestão de vendas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
PETERS, Tom. Reimagine. São Paulo: Editora Futura, 2009.