PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 2
DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL    
 

Aulas Teóricas: 72

A) EMENTA
Eletricidade e eletromagnetismo. Tópicos de física moderna: espectro eletromagnético, quantização da energia. Tópicos de física nuclear: conceito de meia vida, decaimento. Experimentos didáticos em Física. Aplicações no cotidiano.
PCC (12h/a) - Construção de kits didáticos com materiais recicláveis e de baixo custo.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Introduzir e conceituar conteúdos de Física. Relacionar estes conteúdos com fenômenos físicos e químicos. Priorizar e propor conhecimentos que potencializem as competências necessárias à prática da docência e à gestão do ensino, transformando em ações e representações pedagógicas a compreensão de um conteúdo, enfatizando a prática como competente curricular (PCC).

Facilitar a compreensão dos conteúdos de física e fenômenos relacionados no cotidiano através do desenvolvimento de kits com materiais recicláveis e de baixo custo.

Elaborar experimentos, utilizando materiais de fácil acesso e aplicados ao cotidiano para a contextualização de conteúdos de físico química.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1. Revisão da física básica.
2. Introdução aos conceitos de eletrostática, eletrodinâmica.
3. Carga elétrica, força elétrica, campo elétrico, potencial elétrico.
4. Corrente elétrica.
5. Introdução aos conceitos de magnetismo.
6. Campo magnético, Força magnética.
7. Onda electromagnética.
8. Tópicos de fisica moderna e nuclear.
9. PCC: Construção de kits didáticos com materiais recicláveis e de baixo custo, usados no cotidiano dos alunos.

D) ATIVIDADES DISCENTES

1. Trabalhos de pesquisa
2. Listas de exercício
3. Relatórios
4. Aulas práticas
5. Transdisciplinaridade dentro da proposta curricular do curso.
6. Elaboração de jogos didáticos.
7. Análise de softwares e videos pertinentes aos conteúdo de física.
8. Construção de experimentos e discussão de resultados.



E) AVALIAÇÃO

1. Provas escritas ou orais
2. Seminários e/ ou relatórios
3. Trabalhos e resolução de listas de exercícios e atividades do PCC


F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

GREF- Física 3 – Eletromagnetismo, São Paulo: EDUSP, 5ª, 2012.
VALADARES, E. de C., Física Mais Que Divertida, 3ª. ed, Belo Horizonte: UFMD, 2012.
LUDKE, E., Um indutímetro para laboratório didático de eletromagnetismo, Revista Brasileira do Ensino de física, v. 32, nº 1, 2010, p. 1505.
HALLIDAY, D. & RESNICK, R.; MERRILL, J. Fundamentos de Física, 8 ª. ed., v. 3 Rio de Janeiro: LTC, 2011.
HALLIDAY, D. & RESNICK, R.; MERRILL, J. Fundamentos de Física, 4 ª. ed., v. 4 Rio de Janeiro: LTC, 2011.


COMPLEMENTAR

CARUSO, F.; OGURI, V. Física Moderna: Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
TIPLER, P. A. Física para Cientistas e Engenheiros, Rio de Janeiro: LTC, 2006.
TREFIL, J.; HAZEN, R. M. Física Viva: uma introdução à física conceitual, v. 1, Rio de Janeiro: LTC, 2006.