PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Visão geral do comportamento do consumidor; fundamentos das ciências do comportamento e sua utilização na publicidade, propaganda e marketing; fatores sócio-culturais, psicológicos e situacionais como influenciadores do comportamento do consumidor; a importância da análise e reflexão das informações na compreensão do comportamento de consumo.



B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
. Mostrar aos alunos a importância de se conhecer o perfil do consumidor no Planejamento de Comunicação
. Informar sobre os fatores que influenciam o Comportamento do Consumidor


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Compreendendo o Consumidor
2. Comportamento de Compra do Consumidor
3. Influências Socioculturais
4. Influências Psicológicas
5. Fatores Situacionais
6. O Consumidor Organizacional
7. Satisfação


D) ATIVIDADES DISCENTES
1.Trabalhos Individuais e em Grupo
2. Discussões em grupo.
3. Pesquisas


E) AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por meio de provas escritas, trabalho individual e em grupo, participação nas aulas


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LIMEIRA, T. M. V. Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.
SAMARA, B. S., MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SCHIFFMAN, L. G. e KANUK, L. L. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DUHINGG, C. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
GIGLIO, E. M. O Comportamento do Consumidor. 4 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
LINDSTROM, M. A lógica do Consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos. Rio de Janeiro: HaperCollins Brasil, 2016.
MERLO, E. CERIBELI, H. Comportamento do Consumidor. São Paulo: LTC, 2014.
SILVA, A. B. B. Mentes Consumistas: do consumismo à compulsão à compras. São Paulo: Globo, 2014.