PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Tópicos fundamentais de estatística; estatística inferencial: definições e conceitos; população, amostra, atributos e variáveis (contínuas e discretas); tabulações e distribuições de frequência; medidas de posição e dispersão; estatística aplicada à pesquisa de mercado.



B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Transmitir aos alunos princípios gerais da Estatística e Probabilidade, possibilitando a utilização de métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1.Estatística: histórico, fins, estatística na pesquisa, estatística descritiva e inferencial, população e amostra.
1.1. Planejamento da pesquisa.
1.2. Amostragem.
1.3. Coleta dos dados. Uso de questionários.
1.4. Uso do excel na organização dos dados.

2.. Variáveis, tabelas e gráficos
2.1. Variáveis quantitativas e qualitativas
2.2. Arredondamento de números.
2.3. Tabelas e distribuições de frequências
2.4. Frequências: absolutas, relativas e acumuladas
2.5. Gráficos usando o excel.

3. Medidas de posição e de tendência central
3.1. Média: aritmética simples e ponderada
3.2. Mediana
3.3. Moda
3.4. Separatrizes: quartis, decis, percentis
3.5. Gráficos: esquema dos cinco pontos; box-plot usando o Biestat.

4. Medidas de Dispersão
4.1. Desvio médio
4.2. Variância
4.3. Desvio padrão
4.4. Coeficiente de variação

5. Correlação e regressão linear
5.1. Coeficiente de correlação de Pearson. Diagrama de dispersão.
5.2. Noções de Regressão linear utilizando o software Bioestat.

6. Probabilidade
6.1. Experimento aleatório, espaço amostral, evento
6.2. Definição de probabilidade
6.3. Principais propriedades

7.Modelos de Distribuições de probabilidade
7.1. Variáveis aleatórias
7.2. Distribuições de probabilidade discretas e contínuas.
7.3. Distribuição Normal de probabilidades.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1.Participação nas aulas.
2.Realização de pesquisas e trabalho para ensino individualizado
3.Realização de pesquisas para trabalho em grupo
4.Realização de provas
5.Realização de exercícios de aula.


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado em cada semestre por, no mínimo, dois instrumentos de avaliação que poderão ser na forma de:
1. Provas escritas
2. Trabalhos em grupo ou individual
4. Listas de exercícios
5. Realização de exercícios de aula.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARBETTA, P.A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2012.
BRUNI, A. L. Estatística Aplicada à gestão Empresarial
São Paulo: Atlas, 2013.
LEVIN, Jack. Estatística para Ciências Humanas. São Paulo: Prentice e Hall, 2014.


COMPLEMENTAR
BUSSAB, Wilton O. & MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. São Paulo: Saraiva, 2013.COSTA, S.F. Introdução ilustrada à estatística. São Paulo: Harbra, 2013.
CLARK, Jeffrey. Estatística Aplicada. São Paulo: Saraiva, 2014.
CRESPO, Antonio A. Estatística Fácil. São Paulo: Saraiva, 2009.
DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística Aplicada. São Paulo: Saraiva, 2014.
LEVINE,David; ATEPHAN, David R.; KREHBIEL, Timothy C.; BERENSON, Mark L. Estatística; teoria e aplicações usando o microsoft excel em português. São Paulo: Ed. LTC, 2012.