PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SÉRIE: 01
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA

Noções de Estatística Descritiva. Noções de Estatística Inferencial. População e amostra. Tabelas, gráficos, distribuição de frequências, Medidas de tendência central. Medidas de variabilidade. Separatrizes. Correlação e Regressão. Probabilidade. Distribuições de probabilidade. Distribuição Normal. Intervalos de confiança. Testes de Hipóteses.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Transmitir aos alunos princípios gerais da Estatística Descritiva e Inferencial, possibilitando a utilização de métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1.Estatística: histórico, fins, estatística na pesquisa, estatística descritiva e inferencial, população
e amostra.

2.. Variáveis, tabelas e Gráficos
2.1. Variáveis quantitativas e qualitativas
2.2. Arredondamento de números.
2.3. Tabelas e distribuições de frequências
2.4. Frequências: absolutas, relativas e acumuladas
2.5. Gráficos

3. Medidas de posição e de tendência central
3.1. Média: aritmética simples e ponderada
3.2. Mediana
3.3. Moda
3.4. Separatrizes: quartis, decis, percentis
3.5. Gráficos: esquema dos cinco pontos; box-plot

4. Medidas de Dispersão
4.2. Variância
4.3. Desvio padrão
4.4. Coeficiente de variação

5. Correlação e regressão linear
5.1. Coeficiente de correlação de Pearson
5.2. Regressão linear

6. Probabilidade
6.1. Experimento aleatório, espaço amostral, evento
6.2. Definição de probabilidade
6.3. Principais propriedades

7.Modelos de Distribuições de probabilidade
7.1. Variáveis aleatórias
7.2. Distribuições de probabilidade
7.3. Modelo de distribuição de probabilidade discreta: Modelo Binomial.
7.4. Distribuição de probabilidade contínua: Modelo Normal.

8. Estimação de parâmetros
8.1. Parâmetros e estatísticas.

8.3. Estimação de parâmetros
8.4. Intervalos de confiança
8.5. Tamanho da amostra

9. Testes de hipótese

D) ATIVIDADES DISCENTES

1.Participação nas aulas.
2.Realização de pesquisas e trabalho para ensino individualizado
3.Realização de pesquisas para trabalho em grupo
4.Realização de provas
5.Realização de exercícios de aula.


E) AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado em cada semestre por, no mínimo, dois instrumentos de avaliação que poderão ser na forma de:
1. Provas escritas
2. Trabalhos em grupo ou individual
4. Listas de exercícios
5. Realização de exercícios de aula.


F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICAS

BUSSAB, Wilton O. & MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. São Paulo: Saraiva, 2006.
BRUNI, A.L. Estatística Aplicada à gestão Empresarial. São Paulo: Ed. Atlas, 2013.
CRESPO, Antonio A. Estatística Fácil. São Paulo: Saraiva, 2009.



COMPLEMENTARES

DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística Aplicada. São Paulo: Saraiva, 2006.
LEVINE,David; ATEPHAN, David R.; KREHBIEL, Timothy C.; BERENSON, Mark L. Estatística; teoria e aplicações usando o microsoft excel em português. São Paulo: Ed. LTC, 2012.
MAGALHÃES, M. N. ; LIMA, A. C. P. Noções de Probabilidade e Estatística. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.