PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO    
 

Aulas Teóricas: 240

A) EMENTA
O Estágio Supervisionado está voltado para a aplicação prática de um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, desenvolvendo habilidades para a docência dentro da concepção integrada da formação do professor, por meio de vivências significativas no local de atuação docente. As atividades de estágio envolverão: caracterização física da escola; estudos, reflexões e discussões referentes à organização do espaço e tempos escolares, da organização da escola de ensino fundamental e médio (estrutura administrativa, curricular, pedagógica, profissional, etc.) e suas modalidades de ensino; observação do cotidiano da sala de aula e participação in loco; estudos, reflexões, discussões, produção de material e planejamento de ensino e aprendizagem da Química, onde deverão ser focados o tempo e o espaço da aprendizagem, sendo tematizados e refletidos nesse momento a sala de aula do ensino fundamental e médio, suas constituições e implicações, as relações professor-aluno e o conhecimento químico; análise da prática vivenciada, referentes ao processo ensino/aprendizagem da Química; exercício de atividades de ensino teórico-práticas que leve o aluno a desenvolver competências técnico-pedagógica, a atitude como de educador e a consciência crítico-reflexiva, para compreender sua função de profissional de ensino.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
1. Desenvolver atividades de ensino aprendizagem em química
2. Refletir sobre a relação professor/aluno no desenvolvimento de ensino de química


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Estágio em escola de ensino médio e fundamental
2. Observação da estrutura organizacional de escolas que tenham atividade de ensino médio e ensino fundamental.
3. Observar o planejamento de ensino e aprendizagem em química
4. Observar o a relação ensino aprendizagem na relação professor/aluno no que se refere ao conhecimento químico
5. Desenvolver atividade teórico prático em escolas de ensino médio e fundamental.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1.Estudo de casos
2.Apresentação de aulas teórico/prática


E) AVALIAÇÃO
Será avaliada a atividade discente em escola de ensino médio e fundamental.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. Campinas: AVERCAMP, 2006.
BIANCHI, R. Manual de Orientação: Estágio Supervisionado. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente, 3ª ed., São Paulo: Cortez, 2002.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHAGAS, A. P. Como se faz Química. Uma Reflexão sobre a Química e a Atividade do Químico. 3ª. ed., São Paulo: Editora da Unicamp, 2001.
PICONEZ, S. C. B. (org). A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.