PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - Noturno SÉRIE: 02
DISCIPLINA: COMPUTAÇÃO GRÁFICA    
 

Aulas Teóricas: 78

A) EMENTA
Origem e objetivos da Computação Gráfica. Dispositivos Vetoriais x Matriciais. Dispositivos de entrada e saída. Sistemas e equipamentos gráficos. Representação e construção de objetos geométricos básicos: retas, polígonos, círculos, etc.. Transformações geométricas em duas e três dimensões; coordenadas homogêneas e matrizes de transformação. Transformação entre sistemas de coordenadas 2D. Recortes e janelas. Representação de objetos tridimensionais. Estruturas para representar figuras. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual; transformação entre sistemas de coordenadas 3D. Noções de Realidade Virtual.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Ao terminar o curso o aluno deverá ser capaz de implementar algoritmos em linguagem C de forma mais extensa, bem como usar as bibliotecas gráficas Allegro e OpenGL para desenvolvimento de aplicativos bidimensionais e tridimensionais. Deverá ainda compreender os conceitos envolvidos em computação gráfica(visão ferramental), tanto para requisitos bidimensionais quanto para tridimensionais.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Hardware Gráfico
2. Rasterização
3. Transformações Geométricas 2D e 3D
4. Projeções e Visualizações 3D
5. Visibilidade, Oclusão, Remoção de Linhas e Superfície Ocultas
6. Iluminação, Sombreamento e Texturas
7. Sólidos e Modeladores Geométricos
8. História da Computação Gráfica
9. Allegro
10. Conceitos de Jogos 2D e 3D
11. Engines de Jogos 2D e 3D
12. OpenGL e GLUT

D) ATIVIDADES DISCENTES

1. Resolução de exercícios
2. Pesquisas individuais ou em grupos
3. Realização e apresentação de trabalhos teóricos e práticos

E) AVALIAÇÃO
Serão realizados de 1 a 3 trabalhos individuais ou em grupo e 1 prova por semestre.
Trabalhos 2D (primeiro semestre) e 3D (segundo semestre)


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COHEN, Marcelo, MANSSOUR,Isabel Harb. OpenGL - Uma Abordagem Prática e Objetiva, Ed.Novatec, 2006.
FOLEY, J., A. van Dam, S. Feiner, J. Hughes. Computer Graphics: Principles and Practice (2nd edition in C). Addison-Wesley Publ. Company, 1996.
SALOMON, D.. Computer Graphics and Geometric Modeling. Springer-Verlag,1999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
WRIGHT JR.,R. e M. Sweet. OpenGL SuperBible. Waite Group Press, 2000.
SCHREINER,D., M. Woo, J. Neider e T. Davis. OpenGL Programming Guide. Addison-Wesley Publ. Company, 2003.
SCHREINER,D. OpenGL Reference Manual. Addison-Wesley Professional,2004.
CIVITA, Richard (Ed.) Entenda o computador : Computação Gráfica. São Paulo: Nova Cultural, 1988
ROGERS,D. F. Procedural Elements for Computer Graphics. McGraw-Hill, 1985.
GOMES, Jonas de Miranda. Conceitos básicos de computação gráfica. São Paulo: Ed. Usp, 1990
PERSIANO, Ronaldo C. Marinho. Introdução a computação gráfica. Rio de Janeiro: LTC, 1988
R. C. M. Persiano. Introdução à Computação Gráfica. 5ª edição. Escola de Computação, 1986.