PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ARTE PUBLICITÁRIA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
O processo criativo como mecanismo de elaboração e execução de peças publicitárias nos diferentes meios de comunicação. Funções do setor de arte; táticas de criação com base no briefing do cliente e no planejamento de campanha.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Desenvolver perspectivas sobre o processo criativo e metodologia no setor de arte publicitária. Desenvolver projetos de criação e campanhas publicitária nas diversas plataformas de comunicação. Introduzir noções de produção gráfica.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. O Processo criativo na criação Publicitária
1.1 Direção de arte
1.2 Direção de criação
1.3. Design Gráfico
2. Criação Impressa
2.1 Produção Gráfica
3. Criação em Mídia Eletrônica
4. Criação em Plataformas Digitais
5. Criação em Rádio


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Pesquisa e aprofundamento dos tópicos desenvolvidos em sala
2. Exercícios de análise e peças publicitárias
3. Elaboração de peças e campanhas publicitárias


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:
1. Apresentação de trabalhos/campanhas
2. Seminários e atividades escritas
3. Discussão dos projetos


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIGAL, Solange. O que é criação publicitária ou o estético na publicidade. São Paulo: Nobel, 2003.
MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um design consciente. São Paulo: Musa, 2011.
ROSA, Velcy Soutier da. Arte Publicitária. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASTELO FILHO, Claudio. O Processo Criativo.Brasil:Edgard Blucher 2015
CATMULL, Ed.Criatividade s/a: Brasil: Rocco 2014
CARRASCOZA, João A. Do Caos A Criação Publicitária ? Processo Criativo, Plágio e Ready-Made na Publicidade. São Paulo: Saraiva 2010
TAYLOR, Fig. Como Criar Um Portfólio e Entrar No Mundo Profissional - Guia Para Criadores. Brasil: GG 2013
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis 2001
BOULDEN, George P. Como desenvolver a criatividade. São Paulo: Publifolha, 2007.
VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade: uma proposta. Rio de Janeiro: Loyola, 1999.
WAITEMAN, Flávio. Manual prático de criação publicitária: o dia-a-dia da criação em uma agência. São Paulo: Nobel, 2006.