PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ANÁLISE E PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Estudos avançados de marketing, por intermédio de referencial teórico contemporâneo; observação, identificação e análise das dinâmicas do mercado na atualidade; ampliação da visão estratégica e desenvolvimento da capacidade de elaboração de soluções de marketing para uma sociedade complexa.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Oferecer ao aluno as ferramentas necessárias para que adquira um espírito crítico em relação aos fenômenos que tenham em seu centro a mercadoria enquanto signo e objeto de consumo das sociedades contemporâneas. A partir disso, desenvolver um senso estratégico para a solução de problemas comunicacionais referentes às complexas dinâmicas mercadológicas.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Princípios de marketing global
2. A linguagem das mercadorias
3. Estratégias de marketing para uma sociedade complexa
3.1 CIMG - Comunicação Integrada de Marketing Global
4. Planejamento de comunicação
4.1 Comunicação de massa
4.2 Segmentação
4.3 Novas mídias
5. Marketing de convergência
6. O mercado Global da Indústria do Esporte
7. Marketing de guerrilha
8. Buzzmarketing e Marketing Reverso


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Seminários
- Estudos de casos
- Leituras
- Trabalhos teóricos e práticos
- Dinâmicas e simulações mercadológicas e empresariais


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado por meio de prova escrita, assim como de sua participação nas atividades teóricas e práticas propostas.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KOTLER, Phillip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15º ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2019.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
ANYA S. Piatnicki Révillion; Bruno de Souza Lessa; Rogério Gomes Neto; et al. Marketing digital. Porto Alegre: SAGAH, 2020.
BARBEIRO,Heródoto.Midia trainning: como usar as mídias sociais em seu favor.São Paulo: Almedina, 2020


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CORRÊA, Roberto. Comunicação Integrada de Marketing: uma visão global. São Paulo: Saraiva, 2006.
COSTA, Daniel. Não existe gestão sem comunicação: como conectar endomarketing, liderança e engajamento. Porto Alegre: Dublinense, 2014.
KOTLER, Philip. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 1º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MARSHALL, Mcluhan. Os meios de comunicação com extensões do homem. 18º ed. São Paulo: Editora Pensamento, 2006.
MCCONNEL, Ben; HUBA, Jackie. Buzzmarketing. São Paulo: MBooks do Brasil, 2006.
VAZ, Conrado Adolpho. Google marketing: aprenda os segredos dos mecanismos de busca para aumentar a lucratividade da sua empresa. São Paulo: Novatec, 2006.