PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: ANÁLISE E PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Métodos de aplicação das funções básicas de diagnóstico, análise e planejamento mercadológico. Desenvolvimento completo de um plano de marketing.



B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Capacitar o aluno a interpretar as complexas relações entre empresas, marcas, públicos e mercado, a fim de desenvolver habilidades de análise e planejamento para a elaboração de estratégias de comunicação.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução ao marketing
1.1 Aspectos históricos
1.2 Principais escolas
1.3 Evolução
1.4 Conceitos Centrais de Marketing
2. Missão e visão empresarial
3. O mix de marketing
3.1 Os 4 Ps
3.1.1 Produto
3.1.2 Preço
3.1.3 Praça
3.1.4 Promoção
4. A teoria dos 4 Cs e 4Ms
5. Pesquisa de mercado
6. Análise de Mercado
6.1 Ambiente interno
6.2 Ambiente externo
7. O Plano de Marketing
8. Estratégias de comunicação mercadológica
9. A Publicidade como ferramenta do marketing
10. Planejamento publicitário
11. Ciclo de vida do produto


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Seminários
- Estudos de casos
- Leituras
- Debates
- Jogos de empresa: Plano de Marketing


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado por meio de provas escritas, trabalhos teóricos e práticos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHURCHILL, Gilbert, PETER, j. Paul. Marketing aplicado: o planejamento de marketing. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 3.
KOTLER, Phillip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15º ed. São Paulo: Pearson Education do Brsil, 2018.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CÔRREA, Roberto. Comunicação integrada de marketing: uma visão global. 1ºed. São Paulo: Saraiva, 2006.
CHURCHILL, Gilbert, PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
KOTLER, Philip. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 1º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
PINHO, J.B. Comunicação em marketing: Princípios da comunicação mercadológica. 6ºed. Campinas: Papirus, 2001.