PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E MARKETING    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
Noções de custos do trabalho fotográfico. Análise de investimentos. Marketing para o profissional em fotografia. Relacionamento com o cliente. Liderança e motivação.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Apresentar noções básicas de Administração e operações de uma empresa de fotografia. Aplicabilidade do marketing e suas estratégias dentro de uma empresa de serviços.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1 - Administração dentro de uma empresa de fotografia.
2 - Planejamento Estratégico: Missão, visão e valores.
3 - Avaliação de mercado: Análise SWOT.
4 - Marketing e suas especialidades: Serviços, Endomarketing e Institucional.
5 - Gerenciamento e liderança: Práticas de mercado.
6 - Avaliação de custos de operação de uma empresa.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Aulas expositivas e audiovisuais
2. Pesquisa e estudo de casos em grupos
3. Dinâmicas de grupo
4. Seminários


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:
1. Duas provas no cada semestre, sendo um individual e outra em grupo
2. Trabalhos de pesquisa individual ou em equipe
3. Seminário participativo
4. Trabalhos em sala de aula


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FABRI, José Augusto;L`ERARIO, Alexandre.Prospectando e Gerenciando Projetos para Empresas Incubadas. 1ª Edição. Editora LABINOV. 2016.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2006.
PETER, J.P. CERTO, Samuel C. MARCONDES, Reynaldo C. CESAR, Ana M. R, Administração Estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. Ed. 3º. São Paulo: Pearson, 2010.
RIBEIRO, Antonio L. R. Teorias da Administração. Ed. 2º. São Paulo: Saraiva, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LONGENECKER, Justin G. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Makron Books: 1997.
MAXIMIANO, Antonio C. A. Administração para empreendedores. Ed. 2º São Paulo: Pearson, 2011.
NETO, Alexandre A. Administração de capital de giro. 2ºed. São Paulo: Atlas, 1997.