PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E MARKETING    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA

Noções de custos do trabalho fotográfico. Análise de investimentos. Marketing para o profissional em fotografia. Relacionamento com o cliente. Liderança e motivação.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Apresentar noções básicas de Administração e operações de uma empresa de fotografia. Aplicabilidade do marketing e suas estratégias dentro de uma empresa de serviços.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1 – Administração dentro de uma empresa de fotografia.

2 – Planejamento Estratégico: Missão, visão e valores.

3 – Avaliação de mercado: Análise SWOT.

4 – Marketing e suas especialidades: Serviços, Endomarketing e Institucional.

5 – Gerenciamento e liderança: Práticas de mercado.

6 - Avaliação de custos de operação de uma empresa.


D) ATIVIDADES DISCENTES

1. Aulas expositivas e audiovisuais
2. Pesquisa e estudo de casos em grupos
3. Dinâmicas de grupo
4. Seminários


E) AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado na forma de:
1. Duas provas no cada semestre, sendo um individual e outra em grupo
2. Trabalhos de pesquisa individual ou em equipe
3. Seminário participativo
4. Trabalhos em sala de aula


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FABRI, José Augusto;L`ERARIO, Alexandre.Prospectando e Gerenciando Projetos para Empresas Incubadas. 1ª Edição. Editora LABINOV. 2016.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2006.

PETER, J.P. CERTO, Samuel C. MARCONDES, Reynaldo C. CESAR, Ana M. R, Administração Estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. Ed. 3º. São Paulo: Pearson, 2010.

RIBEIRO, Antonio L. R. Teorias da Administração. Ed. 2º. São Paulo: Saraiva, 2010.


G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LONGENECKER, Justin G. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Makron Books: 1997.

MAXIMIANO, Antonio C. A. Administração para empreendedores. Ed. 2º São Paulo: Pearson, 2011.

NETO, Alexandre A. Administração de capital de giro. 2ºed. São Paulo: Atlas, 1997.