Aulas Teóricas: 74
A) EMENTA
Os parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Análise do currículo estadual referente ao ensino de Química. Trabalhando com revistas e jornais: A química do cotidiano. Elaboração de projetos para o ensino da Química. Procedimentos avaliativos tradicionais e inovadores no Ensino de Química. Seleção e organização de conteúdos de química para o Ensino médio. Técnicas de manejo do tempo, espaço e organização de classe: aulas simuladas. Reflexão sobre as situações vivenciadas nas práticas e no estágio profissional O exercício da transposição didática de conteúdos de química para o nível médio
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
1. Analisar os parâmetros nacionais no ensino de química
2. Refletir sobre ensino/aprendizagem em química
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. aplicação do PCN do ensino médio nas práticas educacionais
2.Principais teorias de ensino de química
3.a interdisciplinaridade, a inclusão e a ética do professor.
4.Análise crítica do livro didático
5.Apresentação de aula teórico/prático
D) ATIVIDADES DISCENTES
1.Estudo de casos
2.Apresentação de aulas teórico/prática
E) AVALIAÇÃO
Avaliação teórico/prático
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AQUINO, K; A. da S.; AQUINO, F. Química no Cotidiano: Radioatividade e o meio ambiente: os átomos instáveis da natureza, V. 8, São Paulo: Soc. Bras. de Química, 2012.
DEL PINO, J. C.; FERREIRA, M.; MORAIS, L.; NICHELE, T. Z. Química Orgânica - práticas pedagógicas para o ensino médio, Porto Alegre: Artmed, 2007.
STRATHERN, P. O Sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da Química, Rio de Janeiro: ZAHAR, 2000
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PICONEZ, S. C. B. (org). A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.
Revista Química nova na escola. ISSN nº 0104-8899 - Sociedade Brasileira de Química IQ_USP.