PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: INICIAÇÃO À PESQUISA EM QUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
Bases do pensamento científico. A pesquisa científica e contribuições para a educação. A consideração da pluralidade cultural e das diferenças individuais na realização de pesquisas. Métodos de pesquisa. Planejamento de pesquisa. Elaboração e análise de projetos de pesquisa. Estruturação e apresentação do trabalho científico. A pesquisa na Educação Química. Possibilidades de interdisciplinaridade na realização de investigações. Elaboração de projeto para aplicação no ensino médio para observação do comportamento do adolescente.
PCC (24 h/a) Levantamento de temas de química e temas transversais abordados nas escolas nas séries finais do Ensino fundamental e ensino médio e elaboração de projeto.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Compreender o desenvolvimento científico.
Verificar as contribuições da pesquisa científica para o desenvolvimento industrial e educacional.
Construir o projeto de TCC, seguindo as diretrizes e bases cientificas.
Elaborar projeto para aplicação nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Os conceitos Epistemológicos da ciência.
- Conceito Epstemologia.
- Tipos de Epistemologias da ciência
- Novas Epistemologias
- PCC: reflexão e síntese sobre o conceito de ciência

2. Conhecimento, rigor e relevância científica
- Definição de conhecimento
- Conhecimento científico e conhecimento empírico
- Rigor aplicado às pesquisas científicas
- Pesquisas científicas de grande relevância para a humanidade
- PCC: estudo de caso: rigor científico

3. Tipos de Pesquisa
- Definição de pesquisa científica
- Classificação de tipos de pesquisa
- Importância dos tipos de pesquisa

4. Fases da Pesquisa Científica
- Estrutura geral de uma pesquisa científica
- Tema de Pesquisa
- Problema de Pesquisa
- Levantamento Bibliográfico
- Justificativa de Pesquisa
- Objetivos
- PCC: criação do problema e hipótese de pesquisa
- PCC: Levantamento de temas de química e temas transversais abordados nas escolas nas séries finais do Ensino fundamental e ensino médio.

5. Técnicas para escrita de textos acadêmicos
- Comunicação eficaz em textos científicos
- Aplicação prática dos princípios na elaboração de textos acadêmicos
- Técnicas essenciais de exercícios de escrita de textos acadêmicos
- Técnica de fichamento e resumo.
- PCC: escrita de resumo e resenha de artigo

6. Ética em Pesquisa
- Princípios éticos da pesquisa em seres humanos
- Código de Ética
- Preservação da integridade acadêmica
- PCC: análise de caso e aplicação de princípios éticos na pesquisa

7. Passos essenciais para o desenvolvimento de um produto de pesquisa
- Os passos de um projeto de pesquisa
- Coerência na execução dos passos de um projeto de pesquisa
- Elaboração dos passos de um projeto de pesquisa

8. Técnicas de Coleta e Análise de dados
- Apresentação das técnicas de coleta de dados
- Seleção de técnica de coleta de dados
- Conceito de coleta de dados
- Etapas da análise de dados
- PCC: desenvolvimento da revisão bibliográfica

9. Introdução, justificativa e objetivos
- Função da introdução
- Fundamentação da justificativa
- Delimitação dos objetivos
- PCC: formulação da justificativa e objetivo do projeto

10. Apresentação dos resultados da Pesquisa Acadêmica
- Clareza e concisão na apresentação de resultados de pesquisa
- Técnicas de estruturação de apresentação de pesquisas
- Habilidades de comunicação geral
- Aplicação de exemplos práticos

D) ATIVIDADES DISCENTES
- Utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle), possibilitando experiências que mobilizem a construção de conhecimento por meio da interação e da interatividade.
- Atividades e estudos de casos práticos que mobilizem os conhecimentos sobre os conteúdos da disciplina.
- Debates e reflexões que mobilizem o interesse do aluno e a identificação de oportunidades para aplicação dos conhecimentos e habilidades em suas atividades (função social da disciplina)

E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e processual, considerando todos os trabalhos resultantes de atividades. Apresentação das atividades teórico práticas, entrega do projeto.
NOTA - 20% AVA
30% PRESENCIAL
50% ENTREGA DO PROJETO

F) BIBIOGRAFIA BÁSICA

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 7ª ed., São Paulo: Atlas, 2022. (Biblioteca Virtual? Minha biblioteca)

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica, 8ª ed., São Paulo: Atlas, 2019.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico, 24ª ed. São Paulo: Cortez, 2016.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ECO, U. Como se faz uma tese,17ª ed., São Paulo: Perspectiva, 2002.

PEREIRA, J. M. Manual de Metodologia da pesquisa Científica, 3ª ed., São Paulo: Atlas, 2012.