PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: MINERALOGIA    
 

Aulas Teóricas: 56

Aulas Práticas: 24

A) EMENTA
Noções sobre a evolução, composição e estrutura da crosta terrestre, através de processos de origem interna e externa que atuam sobre a mesma e suas
consequências para a sociedade. As eras geológicas e suas principais características. Propriedades físicas e químicas dos minerais. Rochas magmáticas. Rochas metamórficas. Rochas sedimentares. Intemperismo. Solo: propriedades físicas e químicas. Métodos de análise física do solo. Noções de pedologia. Água subterrânea e superficial.
PCC (24 h/a) - Construção de modelos que ilustrem as teorias da evolução do universo, utilizando materiais recicláveis e/ou de fácil obtenção. Construção da linha
do tempo geológico. Pesquisa do solo da região, sua composição e seu comportamento no crescimento das plantas.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Compreender a origem dos minerais. Conceituar minerais, exemplos e principais classes. Estudar estruturas cristalinas dos minerais, sua composição química e suas propriedades físicas e químicas. Estudo do solo e das rochas. Estudar a aplicação destes conhecimentos na indústria.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução.
- Conceito de mineral, minério e rocha.
- Processos de produção do alumínio e as principais reservas de minérios do Brasil
- Minerais metálicos e não metálicos.
- História da mineralogia.

2. Teorias da Evolução e Origem do Universo
- Origem do universo e teorias da evolução.
- PCC - Construção de modelos explicativos que ilustrem a teoria da evolução.
- PCC - construção da linha do tempo geológico.
- Características do Globo Terrestre: estrutura da Terra, composição da crosta terrestre, principais minerais formadores de rochas.

3. Propriedades Físicas e Químicas dos Minerais
- Hábito, traço, cor, brilho, transparência ou diafaneidade, dureza, clivagem, fratura, tenacidade, densidade relativa, magnetismo, piezoeletricidade, piroeletricidade.
- Polimorfismo e isomorfismo.
- Interação com ácido e sabor ao sol.

4. Classificação dos Minerais
- Elementos nativos, sulfetos e sulfossais, óxidos e hidróxidos, halogenetos, carbonatos e nitratos, sulfatos, fosfatos, arsenatos e vanadatos, silicatos.
- Aplicação industrial dos recursos minerais.

5. Introdução à Cristalografia
- Conceito de cristalografia e cristal.
- Sólido amorfo e sólido cristalino.
- Cristalização: a partir de uma solução, a partir de fusão, a partir do vapor.
- Estrutura dos sólidos cristalinos: célula unitária, retículo cristalino, sistemas cristalinos.
- Defeitos em cristais.
- Tipos de cristais e propriedades dos sólidos cristalinos

6. Tipos de Rochas e Ciclo das Rochas
- Rochas magmáticas ou ígneas.
- Rochas Sedimentares.
- Rochas Metamórficas.
- Ciclo das rochas.

7. Imtemperismo
- Tipos de intemperismo: físico, químico e biológico.
- Intemperismo e formação do solo (pedogênese).

8. Solos
- Constituição do solo.
- Perfil do solo e horizontes.
- Características físicas: cor, textura, estrutura e consistência.
- Classificação dos solos.
- PCC - estudo dos solos da região, sua composição e seu comportamento no crescimento das plantas

9. Água superficial e subterrânea
- Distribuição relativa das águas doces no planeta.
- Ciclo hidrológico.
- Água superficial: cursos d?água, tipos de cursos d?água, canais de cursos d?água, lagos.
- Águas subterrâneas: zonas de ocorrência da água subterrânea, aquíferos, tipos de aquíferos, poços artesianos e freáticos, principais fontes poluidoras das águas subterrâneas.

D) ATIVIDADES DISCENTES
- Utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle), possibilitando experiências que mobilizem a construção de conhecimento por meio da interação e da interatividade.
- Atividades e estudos de casos práticos que mobilizem os conhecimentos sobre os conteúdos da disciplina.
- Debates e reflexões que mobilizem o interesse do aluno e a identificação de oportunidades para aplicação dos conhecimentos e habilidades em suas atividades (função social da disciplina)

E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e processual, considerando todos os trabalhos resultantes de atividades. Apresentação das atividades teórico práticas, avaliação semestral escrita e individual.
NOTA - 40% AVA
30% PRESENCIAL
30% PROVA

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
WETZEL, R. S.; LEÃO M. F.; SILVA, L. A. da; et al. Mineralogia, Porto Alegre: SAGAH, 2020. (Biblioteca Virtual -Minha Biblioteca)
SILVEROL, A. C.; SILVA, V. M.; FERREIRA, B. F.; et al. Depósito de Minerais, Porto Alegre: SAGAH, 2021. (Biblioteca Virtual -Minha Biblioteca)
POPP, J. H.; Geologia Geral, 7ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2017. (Biblioteca Virtual -Minha Biblioteca)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CANTO, E. L. do, Minerais, minérios, metais: de onde vêm?, para onde vão?, 2ª ed., São Paulo: Moderna, 2004.
SUGUIO, K. Geologia Sedimentar, São Paulo: Bucher, 2003. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)
LEÃO, M. F; SANTOS, N. L. dos; STEIN, R. T.; WETZEL, R. S. Geologia Estrutural, Porto Alegre: SAGAH, 2020. (Biblioteca Virtual -Minha Biblioteca)