PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: MEDICINA SÉRIE: 08
DISCIPLINA: URGÊNCIA E EMERGÊNCIA VIII    
 

Aulas Práticas: 40

A) EMENTA

Os estudantes que ingressam na oitava etapa do curso de medicina são considerados atores sociais com responsabilidade e compromisso com a vida, sendo assim devem ser capazes de compreender as potencialidades de riscos para a vida e identifica-los no sentido de promover a prevenção destes, conhecer e estar apto a aplicar suporte básico e avançado de vida em urgência/emergência para estabilizar as condições vitais, não causando maiores danos, participar da reintegração social dos indivíduos vitimados e capacitar outros atores sociais.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Os estudantes que ingressam na oitava etapa do curso de medicina são considerados atores sociais com responsabilidade e compromisso com a vida, sendo assim devem ser capazes de compreender as potencialidades de riscos para a vida e identifica-los no sentido de promover a prevenção destes, conhecer e estar apto a aplicar suporte básico e avançado de vida em urgência/emergência para estabilizar as condições vitais, não causando maiores danos, participar da reintegração social dos indivíduos vitimados e capacitar outros atores sociais.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

- Regulação Médica de Urgência.
- Protocolo de Suporte Básico e Avançado de Vida no Trauma.
- Prática de SBV a SAV em manejo de Respiração e Ventilação
- Circulação e Controle de Hemorragias
- Avaliação Neurológica
- Prática de Aplicação da Escala de Glasgow e avaliação das pupilas
- Exposição do Paciente e controle de Hipotermia, avaliação secundária e reavaliação

D) AVALIAÇÃO

- Avaliação do processo: o estudante será avaliado em dois momentos:
- ao final de cada atividade presencial com foco em: participação e habilidades de comunicação, cooperação / habilidade de trabalhar em grupo, compreensão / habilidade de raciocínio; conhecimento / habilidade de busca de informações. Neste momento cada estudante avalia a atividade, auto avalia sua participação, avalia os pares e os professores.
- Durante a etapa o estudante será submetido a duas avaliações formativas, agregando os critérios acima, atribuindo a ele o conceito satisfatório ou insatisfatório.

- Avaliação de competências (habilidades afetivas, cognitivas e psicomotoras): o estudante será submetido a duas avaliações na etapa, que deverão coincidir com o período da avaliação formativa descrita acima. Esta avaliação seguirá a modalidade de OSCE e/ou avaliação cognitiva.

E) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

01- COMITÊ DO PHTLS. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado básico e avançado. 8ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017, 744p.
02- BRASIL- Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às urgências. 2ed. - Brasília: ministério da Saúde, 2002. p.244 Disponível em: www.saude.gov.br/samu
03- American Heart Association. Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2015 para RCP e ACE. Disponível em: www.americam.heart.org/cpr
04- PAVELQUEIRES, S.; MARÇAL, A. A.; GOMES, C. P. M. L.; OISHI, P. A. Mast: manobras avançadas de suporte ao trauma e urgência cardiovascular. 9ed. Marília, 2010, 280p.
05- MARTINS, H.S; NETO,R.A.B; VELASCO,I.T; Medicina de Emergência Abordagem Prática,12º ed. Barueri - SP: Manole,2017,1580p.
06- Organização do sistema de atendimento pré e intra hospitalar em urgência / emergência e regulação médica da urgência / emergência. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica nac urgências.pdf

COMPLEMENTAR