Aulas Práticas: 40
A) EMENTA
Os estudantes que ingressam na sexta etapa do curso de medicina são considerados atores sociais com responsabilidade e compromisso com a vida, sendo assim devem ser capazes de compreender as potencialidades de riscos para a vida e identifica-los no sentido de promover a prevenção destes, conhecer e estar apto a aplicar suporte básico e avançado de vida em urgência/emergência para estabilizar as condições vitais, não causando maiores danos, participar da reintegração social dos indivíduos vitimados e capacitar outros atores sociais.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Os estudantes da sexta etapa devem dar continuidade aos objetivos propostos da primeira à quinta etapas:
- Reconhecer a rede de atenção da saúde e a rede de urgência de Assis-SP;
- Saber quando, como e quem deve acionar o serviço de atendimento pré-hospitalar do Município de Assis-SP e as informações que devem ser fornecidas;
- Realizar ações de Suporte Básico e Avançado de Vida pautadas em protocolos de atendimento clínico, ao trauma e da reanimação cardiopulmonar do Colégio Americano de Cirurgiões de Associação Norte Americana de Cardiologia, respectivamente;
- Ser capaz de comunicar-se com clareza e objetividade com a vítima em situação de urgência, com seus acompanhantes e com os serviços responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar do município.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Para chegar aos objetivos propostos, a metodologia a ser seguida será de:
- Problematização das situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades pessoais e nos cenários da prática profissional;
- Dramatizações de situações vivenciadas em suas realidades pessoais ou nos cenários de prática profissional que caracterizem urgência/emergência;
- Elaboração de questões de aprendizagem para a construção do conhecimento sobre suporte básico e avançado de vida;
- Discussão coletiva sobre as buscas das questões sobre suporte básico e avançado de vida;
- Exposição dialogada auxiliando na construção coletiva das competências;
- Atividades práticas para desenvolver recursos psicomotores em técnicas de suporte básico e avançado de vida.
Segue o conteúdo programático:
1. Suporte Avançado de Vida em:
1.a. Atendimento Inicial ao politraumatizado;
1.b. Atendimento à Parada Cardiorrespiratória;
2. Práticas:
2.a colocação de máscara laríngea, intubação nasotraqueal, orotraqueal fundamentadas nas indicações, contraindicações e complicações de cada procedimento;
2.b drenagem de tórax nos casos que comprometem a respiração e ventilação;
2.c punções venosas em jugulares externas e veias femorais e punção intraóssea;
2.d pericardiocentese
D) AVALIAÇÃO
- Avaliação do processo: o estudante será avaliado em dois momentos:
- ao final de cada atividade presencial com foco em: participação e habilidades de comunicação, cooperação / habilidade de trabalhar em grupo, compreensão / habilidade de raciocínio; conhecimento / habilidade de busca de informações. Neste momento cada estudante avalia a atividade, auto avalia sua participação, avalia os pares e os professores.
- Durante a etapa o estudante será submetido a duas avaliações formativas, agregando os critérios acima, atribuindo a ele o conceito satisfatório ou insatisfatório.
- Avaliação de competências (habilidades afetivas, cognitivas e psicomotoras): o estudante será submetido a duas avaliações na etapa, que deverão coincidir com o período da avaliação formativa descrita acima. Esta avaliação seguirá a modalidade de OSCE e/ou avaliação cognitiva.
E) BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
COMITÊ DO PHTLS. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado básico e avançado. 8ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017, 744p.
BRASIL- Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às urgências. 2ed. - Brasília: ministério da Saúde, 2002. p.244 Disponível em: www.saude.gov.br/samu
American Heart Association. Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2015 para RCP e ACE. Disponível em: www.americam.heart.org/cpr
PAVELQUEIRES, S.; MARÇAL, A. A.; GOMES, C. P. M. L.; OISHI, P. A. Mast: manobras avançadas de suporte ao trauma e urgência cardiovascular. 9ed. Marília, 2010, 280p.
MARTINS, H.S; NETO,R.A.B; VELASCO,I.T; Medicina de Emergência Abordagem Prática,12º ed. Barueri - SP: Manole,2017,1580p.
Organização do sistema de atendimento pré e intra hospitalar em urgência / emergência e regulação médica da urgência / emergência
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica nac urgências.pdf