PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: MEDICINA SÉRIE: 05
DISCIPLINA: URGÊNCIA E EMERGÊNCIA V    
 

Aulas Práticas: 40

A) EMENTA

Os estudantes que ingressam na quarta etapa do curso de medicina são considerados atores sociais com responsabilidade e compromisso com a vida, sendo assim devem ser capazes de compreender as potencialidades de riscos para a vida e identifica-los no sentido de promover a prevenção destes, conhecer a orientação de planejamento do sistema de atendimento às urgências / emergências fundamentadas em Portarias do Ministério da Saúde / Brasil e da Regulação Médica das mesmas.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Os estudantes da quinta etapa devem dar continuidade aos objetivos propostos na primeira e segunda, terceira e quarta etapas:

- Reconhecer a rede de atenção da saúde e a rede de urgência de Assis-SP;
- Saber quando, como e quem deve acionar o serviço de atendimento pré-hospitalar do Município de Assis-SP e as informações que devem ser fornecidas;
- Realizar ações de Suporte Básico e Avançado de Vida pautadas em protocolos de atendimento clínico, ao trauma e à reanimação cardiopulmonar do Colégio Americano de Cirurgiões de Associação Norte Americana de Cardiologia, respectivamente;
- Conhecer as Portarias que orientam a organização do sistema de atendimento pré e intra-hospitalar em situações de urgência/emergência;
- Conhecer o funcionamento e papel do médico em uma Central de Regulação das urgências/emergências;
- Ser capaz de comunicar-se com clareza e objetividade com a vítima em situação de urgência, com seus acompanhantes e com os serviços responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar do município.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Para chegar aos objetivos propostos, a metodologia a ser seguida será de:
- Problematização das situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades pessoais e nos cenários da atenção básica do cenário da Interação Ensino Serviço Comunidade (IESC);
- Elaboração de questões de aprendizagem para a construção do conhecimento sobre Portarias de organização do Sistema de atendimento pré e intra-hospitalar em urgência/emergência e Regulação médica da urgência/emergência;
- Discussão coletiva sobre as buscas das questões elaboradas;
- Exposição dialogada auxiliando na construção coletiva das competências;
- Atividades práticas para desenvolver competências sobre organização do Sistema de atendimento pré e intra-hospitalar em urgência/emergência e Regulação Médica da Urgência/emergência.

Segue o conteúdo programático:

1. Portaria de organização de serviços de atendimento de urgência/emergência;
2. Estratégia da Regulação Médica, seu funcionamento e o papel do médico Regulador no atendimento das urgências/emergências;
3. Conhecer os protocolos de definição da gravidade em Regulação Médica em urgência/emergência;
4. Práticas:
4.a. elaboração de um plano de organização do sistema de atendimento pré e intra-hospitalar às urgências/emergências;
4.b. exercícios de Regulação Médica construídos pelos próprios estudantes com base nas realidades onde atuam na pratica profissional.


D) AVALIAÇÃO

- Avaliação do processo: o estudante será avaliado em dois momentos:
- ao final de cada atividade presencial com foco em: participação e habilidades de comunicação, cooperação / habilidade de trabalhar em grupo, compreensão / habilidade de raciocínio; conhecimento / habilidade de busca de informações. Neste momento cada estudante avalia a atividade, auto avalia sua participação, avalia os pares e os professores.
- Durante a etapa o estudante será submetido a duas avaliações formativas, agregando os critérios acima, atribuindo a ele o conceito satisfatório ou insatisfatório.

- Avaliação de competências (habilidades afetivas, cognitivas e psicomotoras): o estudante será submetido a duas avaliações na etapa, que deverão coincidir com o período da avaliação formativa descrita acima. Esta avaliação seguirá a modalidade de OSCE e/ou avaliação cognitiva.


E) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COMITÊ DO PHTLS. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado básico e avançado. 8ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017, 744p.
BRASIL- Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às urgências. 2ed. - Brasília: ministério da Saúde, 2002. p.244 Disponível em: www.saude.gov.br/samu
American Heart Association. Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2015 para RCP e ACE.
Disponível em: www.americam.heart.org/cpr
PAVELQUEIRES, S.; MARÇAL, A. A.; GOMES, C. P. M. L.; OISHI, P. A. Mast: manobras avançadas de suporte ao trauma e urgência cardiovascular. 9ed. Marília, 2010, 280p.
MARTINS, H.S; NETO, R.A.B; VELASCO,I.T; Medicina de Emergência Abordagem Prática,12º ed. Barueri - SP: Manole,2017,1580p.
Organização do sistema de atendimento pré e intra hospitalar em urgência/emergência e regulação médica da urgência / emergência
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_urgencias.pdf