PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: MEDICINA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: URGÊNCIA E EMERGÊNCIA III    
 

Aulas Práticas: 40

A) EMENTA

Os estudantes que ingressam na terceira etapa do curso de medicina são considerados atores sociais com responsabilidade e compromisso com a vida, sendo assim devem ser capazes de compreender as potencialidades de riscos para a vida e identifica-los no sentido de promover a prevenção destes, conhecer e estar apto a aplicar além dos primeiros socorros, avançar para o suporte básico de vida em urgência/emergência para estabilizar as condições vitais, não causando maiores danos, participar da reintegração social dos indivíduos vitimados e capacitar outros atores sociais.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Os estudantes da terceira etapa devem dar continuidade aos objetivos propostos na primeira e segunda etapas:
- Desenvolver competências (habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras) para compreender o conceito de urgência e emergência no contexto da saúde, na perspectiva de uma visão crítica e reflexiva e de cidadania;
- Discutir criticamente os modelos de atendimento pré-hospitalar às urgências de referência no mundo: Modelo Francês (Serviço de Atendimento Móvel de urgência) e Modelo Americano (Paramédicos), articulando com a escolha Brasileira para seu próprio modelo;
- Conhecer a rede de atenção da saúde e a rede de urgência de Assis-SP
- Identificar no cenário onde atuam as possíveis situações de risco para a população;
- Identificar situações de urgência clínica e traumática que representem risco de morte individual e coletivamente;
- Saber quando, como e quem deve acionar o serviço de atendimento pré-hospitalar do Município de Assis-SP e as informações que devem ser fornecidas;
- Realizar ações de primeiros socorros e de Suporte Básico de Vida pautadas em protocolos de atendimento ao trauma e da reanimação cardiopulmonar do Colégio Americano de Cirurgiões de Associação Norte Americana de Cardiologia, respectivamente;
- Ser capaz de comunicar-se com clareza e objetividade com a vítima em situação de urgência, com seus acompanhantes e com os serviços responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar do município.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Para chegar aos objetivos propostos, a metodologia a ser seguida será de:
- Problematização das situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades pessoais e nos cenários da atenção básica do IESC;
- Dramatizações de situações vivenciadas em suas realidades pessoais ou nos cenários do IESC que caracterizem urgência/emergência;
- Elaboração de questões de aprendizagem para a construção do conhecimento sobre suporte básico de vida;
- Discussão coletiva sobre as buscas das questões sobre suporte básico de vida;
- Exposição dialogada auxiliando na construção coletiva das competências;
- Atividades práticas para desenvolver recursos psicomotores em técnicas de suporte básico de vida.

Conteúdo programático:
1. Imobilização de coluna cervical no Suporte Básico de Vida utilizando colar cervical;
2. Protocolo de atendimento de obstrução de vias aéreas adulto e infantil em Suporte básico de vida utilizando equipamentos adequados ao atendimento;
3. Retirada de capacete para avaliar via aérea;
4. Respiração e ventilação da vítima e percepção de sinais e sintomas que sugerem gravidade;
5. Circulação, percepção de sinais e sintomas que sugerem gravidade e controle de hemorragias externas;
6. Curativos de urgência em pacientes com ferimentos do segmento céfalo-caudal com o objetivo de controle do sangramento;
7. Imobilização de coluna em prancha rígida (tereza, ked, rolamento na prancha e manobra de chave de rauteck;
8. Estimular os estudantes a elaborar ações de prevenção de agravos de urgência para as comunidades onde atuam;


D) AVALIAÇÃO

- Avaliação do processo: o estudante será avaliado em dois momentos:
- ao final de cada atividade presencial com foco em: participação e habilidades de comunicação, cooperação / habilidade de trabalhar em grupo, compreensão / habilidade de raciocínio; conhecimento / habilidade de busca de informações. Neste momento cada estudante avalia a atividade, auto avalia sua participação, avalia os pares e os professores.
- Durante a etapa o estudante será submetido a duas avaliações formativas, agregando os critérios acima, atribuindo a ele o conceito satisfatório ou insatisfatório.

- Avaliação de competências (habilidades afetivas, cognitivas e psicomotoras): o estudante será submetido a duas avaliações na etapa, que deverão coincidir com o período da avaliação formativa descrita acima. Esta avaliação seguirá a modalidade de OSCE e/ou avaliação cognitiva com valor de 0 a 10.
Aprovação: Satisfatório e média maior ou igual a 7,0.


E) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

COMITÊ DO PHTLS. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado básico e avançado. 8ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017, 744p.
BRASIL- Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às urgências. 2ed. - Brasília: ministério da Saúde, 2002. p.244 Disponível em: www.saude.gov.br/samu
American Heart Association. Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2015 para RCP e ACE.
Disponível em: www.americam.heart.org/cpr
PAVELQUEIRES, S.; MARÇAL, A. A.; GOMES, C. P. M. L.; OISHI, P. A. Mast: manobras avançadas de suporte ao trauma e urgência cardiovascular. 9ed. Marília, 2010, 280p.