PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: MEDICINA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: URGÊNCIA E EMERGÊNCIA II    
 

Aulas Práticas: 40

A) EMENTA

Os estudantes que ingressam na segunda etapa do curso de medicina são considerados atores sociais com responsabilidade e compromisso com a vida, sendo assim devem ser capazes de compreender as potencialidades de riscos para a vida e identifica-los no sentido de promover a prevenção destes, conhecer e estar apto a aplicar os primeiros socorros para estabilizar as condições vitais, não causando maiores danos, participar da reintegração social dos indivíduos vitimados e capacitar outros atores sociais.



B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Os estudantes da segunda etapa devem dar continuidade aos objetivos propostos na primeira etapa:
- Desenvolver competências (habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras) para compreender o conceito de urgência e emergência no contexto da saúde, na perspectiva de uma visão crítica e reflexiva e de cidadania;
- Discutir criticamente os modelos de atendimento pré-hospitalar às urgências de referência no mundo: Modelo Francês (Serviço de Atendimento Móvel de urgência) e Modelo Americano (Paramédicos), articulando com a escolha Brasileira para seu próprio modelo;
- Conhecer a rede de atenção da saúde e a rede de urgência de Assis-SP
- Identificar no cenário onde atuam as possíveis situações de risco para a população;
- Identificar situações de urgência clínica e traumática que representem risco de morte individual e coletivamente;
- Saber quando, como e quem deve acionar o serviço de atendimento pré-hospitalar do Município de Assis-SP e as informações que devem ser fornecidas;
- Realizar ações de primeiros socorros pautadas em protocolos de atendimento ao trauma e da reanimação cardiopulmonar do Colégio Americano de Cirurgiões de Associação Norte Americana de Cardiologia, respectivamente;
- Ser capaz de comunicar-se com clareza e objetividade com a vítima em situação de urgência, com seus acompanhantes e com os serviços responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar do município;

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Para chegar aos objetivos propostos, a metodologia a ser seguida será de:
- Problematização das situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades pessoais e nos cenários da atenção básica do IESC;
- Dramatizações de situações vivenciadas em suas realidades pessoais ou nos cenários do IESC que caracterizem urgência/emergência;
- Elaboração de questões de aprendizagem para a construção do conhecimento sobre primeiros socorros;
- Discussão coletiva sobre as buscas das questões sobre primeiros socorros;
- Exposição dialogada auxiliando na construção coletiva das competências;
- Atividades práticas para desenvolver recursos psicomotores em técnicas de primeiros socorros.

Conteúdo programático:
1. Retomar os conceitos de: urgência e emergência sob a ótica dos profissionais de saúde, da vítima e de seus acompanhantes; protocolo de primeiros socorros em vias aéreas, ventilação e circulação;
2. Avaliação Neurológica, percepção de sinais e sintomas que sugerem gravidade, saber atuar em crise convulsiva, Identificação de coma, aplicação da técnica mnemônica - AVDI (alerta / resposta ao estímulo verbal, resposta ao estímulo doloroso e inconsciência)
3. Exposição e controle hipotermia, percepção de sinais e sintomas que sugerem gravidade.
4. Lesões de extremidades: sinais e sintomas que sugerem gravidades e imobilizações;
5. Parada Cardiorrespiratória e protocolo de atendimento em Reanimação Cardiopulmonar;
6. Ações de prevenção de agravos de urgência para as comunidades onde atuam;

D) AVALIAÇÃO

- Avaliação do processo: o estudante será avaliado em dois momentos:
- ao final de cada atividade presencial com foco em: participação e habilidades de comunicação, cooperação / habilidade de trabalhar em grupo, compreensão / habilidade de raciocínio; conhecimento / habilidade de busca de informações. Neste momento cada estudante avalia a atividade, auto avalia sua participação, avalia os pares e os professores.
- Durante a etapa o estudante será submetido a duas avaliações formativas, agregando os critérios acima, atribuindo a ele o conceito satisfatório ou insatisfatório.
- Avaliação de competências (habilidades afetivas, cognitivas e psicomotoras): o estudante será submetido a duas avaliações na etapa, que deverão coincidir com o período da avaliação formativa descrita acima. Esta avaliação seguirá a modalidade de OSCE e/ou avaliação cognitiva com valor de 0 a 10.

Aprovação: Satisfatório e média maior ou igual a 7,0

E) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KARREN, J. K. Primeiros socorros para estudantes. 10ed. Barueri-SP: Manole, 2013, 568p.
COMITÊ DO PHTLS. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado básico e avançado. 8ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017, 744p.
BRASIL- Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às urgências. 2ed. - Brasília: ministério da Saúde, 2002. p.244 Disponível em: www.saude.gov.br/samu
American Heart Association. Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2015 para RCP e ACE. Disponível em: www.americam.heart.org/cpr

COMPLEMENTAR