PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: MEDICINA SÉRIE: 07
DISCIPLINA: DISTÚRBIOS SENSORIAIS, MOTORES E DA CONSCIÊNCIA    
 

Aulas Teóricas: 56

A) EMENTA

Reconhecer os principais distúrbios sensoriais, motores e da consciência, identificando seus fatores determinantes, intervenções terapêuticas e suas repercussões na qualidade de vida do paciente e no seu meio social.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Reconhecer os principais distUrbios sensoriais, motores e da consciência, identificando seus fatores determinantes, intervencoes terapêuticas e suas repercussoes na qualidade de vida do paciente e no seu meio social.



C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Os principais distUrbios sensoriais, motores e da consciência, correlacionando suas possiveis etiologias com a compreensao anatomopatológica dos processos envolvidos. Apresentacoes clinicas que possibilitam realizar diagnósticos sindrômicos, topográficos e etiológicos das principais entidades nosológicas estudadas. AS manobras semiológicas
e recursos complementares que contribuem para a elucidacao diagnóstica dos distUrbios neurológicos. Principais estrategias terapêuticas (farmacológicas e nao farmacológicas) aplicáveis aos distUrbios sensoriais, motores e da consciência. Influência de fatores sociais e comportamentais na gênese e no agravamento das enfermidades neurológicas estudadas, bem como seus possiveis reflexos nas esferas pessoal, familiar, laborativa e social. Os dilemas eticos envolvidos no cuidado aos pacientes com deficits neurológicos de gravidades diversas. A valorizacao da humanizacao dos cuidados prestados pela equipe multiprofissional na promocao da qualidade de vida do paciente e de sua inclusao social. Aspectos Morfofuncionais, normais e patológicos, e imagenológicos aplicados a temática do módulo.


D) AVALIAÇÃO

Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente
Avaliação Cognitiva com notas de 0 a 10
Aprovação: Suficiente + Cognitiva maior igual a 7.


E) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

KASPER, D. L. Medicina interna de Harrison. 17.ed. Rio de Janeiro: Mc Graw-Hill, 2013. 2v
HOFLING,Ana Luisa.Manual de Condutas de oftalmologia.Rio de Janeiro:Atheneu,2008. KAPLAN, H. I. Compêndio de psiquiatria. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CAMPBELL, W.W. Dejong: o exame neurológico. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
CORREA, Antonio Carlso de Oliveira. Memória, aprendizagem e esquecimento. Rio de Janeiro: Atheneu, 2010.
SOUZA, Sebastiao Eurico Melo.Tratamento das doencas neurologicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.


COMPLEMENTAR

SADOCK, Benjamin James. Manual conciso de psiquiatria da infancia. Porto Alegre:Artmed,2011.
BOCK, Ana M. B. Psicologias: uma introducao ao estudo de psicologia, 14.ed. Sao Paulo: Saraiva, 2009.
CORREA, Antonio Carlos de Oliveira. Memoria,aprendizagem e esquecimeno.Rio de Janeiro: Aheneu, 2010
GOLDMAN, L. Cecil tratado de medicina interna. 23.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 2v
LOUZA NETO,Mario Rodrigues. Psiquiatria basica.Porto Alegre:Artmed,2011
FALCAO,Luiz Fernando dos Reis. Manual de psiquiatria. Sao Paulo:Roca,2011
MARI,Jair de Jesus. Psiquiatria por meio de casos clinicos.Sao Paulo:Manole,2010
FLOYD, R. T. Manual de cinesiologia estrutural. Sao Paulo: Manole, 2011. KANSKI,Jack J. Oftalmologia clinica. Rio de Janeiro: Elsevier: 2012.
HALES,Robert E. Tratado de psiquiatria clinica. Porto Alegre: Artmed, 2012. MARTIN, John. Neuroanatomia: Texto e atlas. Porto Alegre: Artmed, 2014.
FONSECA,Joao Soares. Manual de neurologia infantil. Rio de Janeiro. Guanabara koogan, 2008
LENT, R. Cem Bilhoes de Neurônios. Rio de Janeiro: Atheneu, 2010. REIMÃO,Rubens. Segredos do sono. Sao Paulo: Tecmedd, 2008
PORTO, Wesley Galvao. Emocao e memória. Sao Paulo: Artes Medicas, 2007