Aulas Práticas: 200
A) EMENTA
Proporcionar aos estudantes da graduação do curso de medicina, a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, retomando à formação básica em semiologia geral, já visto nas etapas anteriores e estimulando no discente a capacidade de iniciar o raciocínio clínico a partir destes conhecimentos. Nesta etapa a ênfase semiológica dar-se-á nos seguintes temas: anamnese e propedêutica: da dor, manifestações abdominais e manifestações das infecções em geral.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Retomar os conhecimentos da anamnese e propedêutica médica já estudados nas etapas anteriores, em suma divididos em sistemas e regiões topográficas, revisando-os e integrando à discussão clínica para a elaboração de hipóteses diagnósticas, sobretudo diagnóstico sindrômico;
Proporcionar ao estudante subsídios para que possa estabelecer uma boa relação médico - paciente;
Reconhecer a dinâmica da relação do profissional de saúde/paciente/família como parte fundamental da formação médica, além da importância dos aspectos biopsicossociais;
Dominar as técnicas básicas do exame clínico: anamnese geral e específica, exame físico, uso de instrumentos de auxílio, executando com habilidade o exame clínico de um paciente;
Confeccionar a história clínica reconhecendo os elementos mais importantes para o raciocínio clínico e diagnóstico;
Realizar e descrever o exame físico geral (ectoscopia);
Realizar e descrever o exame físico específico ou regional dos sistemas: segmento cabeça e pescoço, tórax, abdome, neurológico e extremidades;
Compreender o mecanismo da dor, edema, dispneia, febre, cefaleia, icterícia, discutindo o raciocínio diagnóstico, tecendo hipóteses e correlacionando com as situações problemas das sessões tutoriais;
Compreender a importância do trabalho em equipe;
Identificar os princípios éticos que presidem a atividade médica;
Identificar as particularidades do exame semiológico na criança e no adolescente, gestante e idoso, com ênfase na dor, manifestações abdominais e infecciosas;
Revisitar os conhecimentos de anatomia, integrando-os a fisiologia, farmacologia, histologia, embriologia e semiologia, de forma sistemática e dividida em etapas, discutindo casos clínicos e cirúrgicos para relacionar à práxis médica.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Utilizar o laboratório morfofuncional e de simulação para as atividades práticas e de discussão clínica que necessitem retomar conhecimentos de anatomia, fisiologia, histologia, embriologia e farmacologia, integrando a importância destas áreas com a semiologia desta etapa.
D) AVALIAÇÃO
Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente
Avaliação Prática no Laboratório de Simulação em 3 cenários e em conjunto com o IESC: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Adulto.
Aprovação: Suficiente + Média maior ou igual a 7.
E) BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
DRAKE, Richard. Gray's anatomia clínica para estudantes. 3ªed. 2015.
MOORE, K.; DALLEY, A. F.; AGUIAR, A. M. R. Anatomia orientada para clínica. 7ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
NETTER, F. H. Netter atlas de anatomia humana. 6ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
TOWSEND, M. C. et al. Sabiston tratado de cirurgia. 19ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 2v.
COMPLEMENTAR