PLANO DE CURSO  
ANO: 2025
 
CURSO: MEDICINA SÉRIE: 06
DISCIPLINA: INTERAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE VI    
 

Aulas Teóricas: 80

Aulas Práticas: 160

A) EMENTA

Saúde do Adulto
Os estudantes do curso de medicina terão a oportunidade de construir competências nos atendimentos de pessoas adultas em atenção primária à saúde. Nas atividades de reflexão poderão demonstrar sentimentos e identificar lacunas de seus conhecimentos e habilidades sobre a realização da anamnese e exame físico, o desenvolvimento do raciocínio clínico, a decisão de solicitação de exames complementares, a construção de hipóteses diagnósticas e de um plano de cuidados compatível com o contexto da pessoa e compartilhado com ela.

Saúde do Idoso
O crescente envelhecimento populacional brasileiro desafia o futuro médico para o atendimento dessa demanda em toda sua integralidade, a saber os cuidados relativos à
promoção do envelhecimento saudável, prevenção de agravos, tratamento de doenças mais prevalentes, reabilitação e paliação. Para isso, o aluno necessita compreender as
particularidades da avaliação do paciente idoso, a qual contempla as mais diversas dimensões (física, mental, humor, social e funcional), importante para o gerenciamento da
multimorbidade e manutenção e melhora na qualidade de vida do idoso.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Proporcionar ao estudante subsídios para que possa estabelecer uma boa relação médico - paciente;
Reconhecer a dinâmica da relação do profissional de saúde/paciente/família como parte fundamental da formação médica, além da importância dos aspectos biopsicossociais;
Dominar as técnicas básicas do exame clínico: anamnese geral e específica, exame físico, uso de instrumentos de auxílio, executando com habilidade o exame clínico de um paciente em especial no adulto e no idoso;
Confeccionar a história clínica reconhecendo os elementos mais importantes para o raciocínio clínico e diagnóstico;
Identificar as particularidades do exame semiológico do adulto e idoso;
Discutir as entidades prevalentes nestas fases do ciclo da vida:
Na saúde do adulto: Hipertensão arterial sistêmica, Diabetes Melitus, dislipidemia, obesidade, síndrome metabólica, dor crônica, cefaleia, rastreamentos, anemias, DPOC, Asma, dor abdominal, dispepsia, tireoidopatias, síndrome de imobilidade, risco cardiovascular, insuficiência cardíaca, insuficiência venosa, tonturas, infecção de trato urinário, insuficiência renal crônica.
Na saúde do idoso: fisiologia do envelhecimento, avaliação geriátrica ampla, escalas para avaliação cognitiva, funcional, nutricional, promoção de saúde e prevenção em idosos, demências, comprometimento cognitivo leve, depressão geriátrica, síndrome de fragilidade e sarcopenia, osteoporose, quedas e polifarmácia.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

As atividades de atendimento serão desenvolvidas em unidade básica de saúde (saúde do adulto) e estratégia saúde da família (saúde do idoso), com caráter acadêmico de atendimento, em instituições parceiras, com usuário real, com necessidades de saúde reais sendo fundamental o respeito ao código de ética do acadêmico de medicina e aos princípios do SUS.
Cada usuário será atendido por uma dupla ou trio de alunos, que se formará a cada atividade, com supervisão do facilitador. O usuário receberá o atendimento apropriado do facilitador, que é médico qualificado, e após todos os atendimentos realizados haverá o fechamento da atividade.
Nas atividades de IESC-Reflexão/Laboratório de Habilidade serão realizadas as devolutivas da avaliação formativa de cada atividade, discussão e treinamento de anamnese/exame físico e dos principais temas da atenção primária nas saúdes do adulto e idoso.


D) AVALIAÇÃO

Avaliação Formativa: Suficiente - Insuficiente
Avaliação Cognitiva: Nota de zero a dez.
Avaliação Prática integrada Adulto e Idoso no Laboratório de Simulação (OSCE): Nota de zero a dez
Aprovação: Suficiente + Média maior ou igual a 7,0.


F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
GOLDMAN, L.; SCHAFER, A. J. Goldman Cecil Medicina Interna. 24ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 3720p.
HARRISON, T.R. et al. Medicina Interna - Harrison. 19ªed. Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2016.
LOPES, A.C. Tratado de clínica médica. 3ªed. São Paulo: Roca, 2016. 2v.
FOCACCIA, R. (ed). Veronesi-Focaccia tratado de infectologia. 5ªed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2015. 2v.
MACHADO, A.; HAERTEL, L.M. Neuroanatomia funcional. 3ªed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2014. 360p.
MUTARELLI, E.G. Propedêutica neurológica: do sintoma ao diagnóstico. 2ªed. São Paulo: Sarvier, 2014.
FREITAS, E.V.; PY, L.; NERI, A. L.; CANÇADO, F. A. X.C.; GORZONI, M.L.; DOLL, J. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4ª. Edição. Grupo Editorial Nacional (GEN), 2016.
DUNCAN, B. B. et al. (org.). Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022. 2 v.


COMPLEMENTAR

BREVIDELLI, M.M.; SERTÓRIO, S.C.M. TCC Trabalho de conclusão de curso: guia prático para docentes e alunos na área da saúde. 4ªed. São Paulo: Iátria, 2010.